Skip to main content

Você sabe quais são os exames que precisam de autorização do Plano de Saúde?

Por 9 de março de 2021maio 14th, 2021Vida e Saúde
exames que precisam de autorização

Não há dúvidas de que para manter a saúde em ordem é preciso contar com uma rotina de realização de exames médicos, independentemente do fator idade.

Mas será que é possível fazer todo tipo de exame sem ter a autorização do plano de saúde? Como descobrir quais exames que precisam de autorização do plano de saúde?

Sim, é possível fazer alguns tipos de exames sem a autorização do plano de saúde, apresentando apenas o pedido médico.

Porém, isso só dá certo quando estamos falando de exames rotineiros. Ou seja, aqueles que não são de alta complexidade.

Cotação online de Planos de Saúde

Exames que precisam de autorização

É comum que só dê para fazer exames específicos, assim como certos procedimentos cirúrgicos, mediante a autorização do plano de saúde.

Quando isso ocorre, é preciso fazer contato com a empresa antes de fazer o exame, já que cada plano tem uma conduta. Por isso, para agilizar o processo, a dica é buscar as informações, inicialmente, nas plataformas digitais que os planos de saúde colocam à disposição dos clientes.

Dependendo do caso, é possível encontrar a relação dos exames médicos que só podem ser feitos mediante autorização.

Mas além dos sites dos planos de saúde, sempre é possível obter as informações via telefone ou até mesmo conversando com o médico que solicitou o exame.

Os consultórios, muitas vezes, conhecem a rotina adotada pelos planos de saúde. Por isso colaboram com o paciente, instruindo-o e, assim, facilitando todo o processo.

A autorização no Plano de Saúde

A autorização é uma forma de controlar o uso ou demanda de serviços da operadora de saúde. Isso porque os contratos dos planos podem incluir mecanismos de regulação que permitam tal controle.

Por isso, a autorização prévia para a realização de exames e processos de alta complexidade é um dos caminhos que os planos têm para gerenciar a utilização dos serviços.

De acordo com os planos de saúde, a autorização prévia é necessária em certos casos. Isso pois ao controlar as demandas dos serviços prestados aos usuários, é possível promover um uso mais consciente dos seus benefícios. Portanto, evita o desperdício de recursos e a sobrecarga no sistema.

Como obter a autorização nos Planos de Saúde?

Exames que precisam de autorização nos planos de saúde variam em função do plano e também do tipo do procedimento. Por isso, a orientação é entrar em contato com o plano ou com a rede credenciada para obter as informações.

Mas, em geral, a autorização para a realização de exames, assim como internações e serviços específicos, precisa contar com a apresentação:

  • Da guia ou pedido médico do exame/procedimento;
  • Cartão de identificação do plano;
  • Documento pessoal (RG, CPF etc.).

Principais exames que não precisam de autorização

Como já dito, é indicado pesquisar nos sites dos planos de saúde informações sobre os exames que precisam de autorização ou não.

Em geral, os exames que não precisam de autorização são os de:

  • Análises clínicas;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassonografia;
  • Raio x (sem o uso de contraste).

Exames no atendimento particular

Muitas pessoas também têm dúvidas quanto à possibilidade de fazer um exame médico sem ter em mãos o pedido médico.

As redes credenciadas dos planos de saúde sempre pedem a apresentação do pedido feito pelo médico. Porém, é possível sim fazer um exame sem ter o pedido nos laboratórios que fazem atendimento particular.

Nesses casos, os laboratórios costumam pedir um documento válido e com foto. Além disso, o paciente precisa preencher uma ficha.

Mas, é importante lembrar de um ponto. Mesmo sem passar em consulta previamente para ter acesso a um pedido formal, de pouco adianta fazer os exames por conta própria. Afinal, não resolve ter os resultados em mãos se não há um médico apto para fazer a leitura desses resultados.

Por isso, o mundo ideal é passar em consulta antes de partir para um laboratório. Afinal, só um médico é capaz de detectar as condições individuais dos pacientes para determinar quais serão os exames mais indicados para serem feitos.

Além disso, passar em consulta com um médico é sempre a melhor solução. Afinal, quando se fala em saúde é preciso contar com opinião especializada. Isso não só favorecerá o diagnóstico, como também contribuirá para o ganho de tempo (que, em muitos casos, pode ser algo de extrema relevância) e até mesmo de dinheiro. 

Não esqueça que o paciente pode, por conta e risco, realizar exames que não são indicados para a sua atual condição, desperdiçando tempo e dinheiro.

 

Última atualização em 09/03/2021

Deixe uma resposta