Skip to main content

Tudo que você precisa saber sobre empréstimo para idoso

Por 29 de março de 2021setembro 21st, 2021Finanças
empréstimo para idoso

Na vida, em cada etapa encontramos um desafio diferente. Seja para a realização de um sonho ou a solução de um problema. E para pessoas de idade mais avançada isso não é diferente. Porém, algumas limitações podem surgir. Aí então é preciso recorrer a um conhecimento específico para não cair em um plano ou promessa duvidosa. E esse é o caso do empréstimo para idoso. 

Uma ferramenta amplamente divulgada pelo mercado, mas que pode gerar uma série de dúvidas e incertezas. Pensando nisso, preparamos um artigo que vai ajudá-lo a entender quais pontos você deve ficar atento, quais as diferenças e o principal: como conseguir o seu empréstimo pessoal para idoso, acompanhe.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Sobre Empréstimo Pessoal e o que diz a lei a respeito de crédito para idosos

O empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, é a ação de pegar dinheiro emprestado junto a uma instituição financeira. Neste caso, você o devolverá em um prazo determinado e com acréscimo de juros. 

Porém, essas condições financeiras mudam não só de acordo com o perfil do consumidor. Assim, vamos detalhar o funcionamento para o empréstimo para idoso, e também de acordo com as regras de cada instituição. 

Existem também diferentes tipos de empréstimo. Entre eles o mais conhecido é o consignado, que tem as suas parcelas deduzidas direto da folha de pagamento.

Podemos considerar que em todos, não há uma lei ou algo que determine que os empréstimos devam ter uma restrição no limite de idade para oferecer o serviço de crédito. Porém, de toda forma, a política que rege cada contrato dessas instituições financeiras são de sua inteira responsabilidade. Não há leis para elas. 

Ou seja, se alguma instituição financeira optar por estabelecer regras mais rígidas, não há nada que respalde o cliente do contrário. 

Em geral, o limite de idade do empréstimo para idoso é de 80 anos e 11 meses. Porém, é muito raro encontrar instituições financeiras oferecendo esse serviço para pessoas a partir de 70 anos. Isso ocorre pois, a partir dessa idade já não podem ser responsabilizadas ou acusadas judicialmente.

Empréstimo para idoso: existe mesmo?

Sim, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e de todas as pessoas do mundo, essas barreiras estão sendo cada vez menos um problema. Portanto, empréstimo para idoso hoje em dia é um grande negócio entre clientes e instituições financeiras.

Isso não invalida a explicação oferecida anteriormente. Porém, aponta uma tendência do mercado como um todo, em diferentes frentes de negócio, em relação a esse grupo de pessoas.   

O empréstimo para idoso, em geral, obedece esse formato: 

Escala de idade Prazo para financiamento do crédito Limite de valor
79 anos e 11 meses Até 72 parcelas Até R$ 80.000,00
A partir de 80 anos e 11 meses Até 36 parcelas Até R$ 30.000,00

Não deixe de considerar essa tabela como um exemplo do que pode vir a ser oferecido. Muitas condições em relação ao seu perfil e o seu histórico são levados em consideração na hora da instituição oferecer uma proposta.

Qual a melhor opção de Empréstimo para idoso? 

As duas principais opções de crédito para idoso são o tradicional empréstimo pessoal e o consignado. Entenda as semelhanças e as diferenças:

Empréstimo pessoal para idosos

Nesta modalidade, o idoso terá toda a sua renda analisada pela instituição financeira. Ou seja, o banco irá considerar não o valor da sua aposentadoria e mais algumas informações. Entre elas o valor dos seus bens, como imóveis, o seu possível salário atual ou a renda e lucro que é gerado a partir de um negócio próprio, entre outros.

Portanto, isso significa que você acaba conquistando mais vantagens no valor do crédito que deseja adquirir. Isso porque a financeira não vai olhar apenas para a sua aposentadoria ou a sua pensão, como o crédito consignado para idosos.

Entretanto, entre as desvantagens do empréstimo pessoal para idosos está a taxa de juros. Elas são mais elevadas e cobradas mensalmente junto ao valor da sua dívida com banco, debitada direto da sua conta corrente. 

Uma coisa serve de alerta para quem ainda não se decidiu. Na hora de fechar um empréstimo não deixe de calcular tudo que envolve esse compromisso, inclusive os juros. Além disso, fique atento para não deixar faltar dinheiro no momento e no local onde a sua mensalidade será cobrada. 

Empréstimo consignado para idosos

Como antecipamos, o crédito consignado para idosos leva em consideração a sua renda total de pensão ou aposentadoria. Ele exclui qualquer outro recurso financeiro que você venha a declarar, conforme previsão da Lei 10.820/2003.

Ou seja, aqui, se for o seu caso ter mais recursos financeiros, talvez sinta-se em desvantagem. Já a vantagem é que você corre menos risco de variações e até inadimplência, por conta de momentos financeiros mais oscilantes. Assim, cada parcela do seu empréstimo consignado é descontado direto na sua aposentadoria ou pensão. 

Portanto, isso ainda significa que com essas condições mais favoráveis para as instituições financeiras, os bancos reduzem as taxas de juros

Para essa modalidade vale se atentar que nem todos os bancos fazem empréstimo consignado, para idosos e outros. Então, consulte as opções válidas e entenda também as condições oferecidas antes de fechar o seu contrato. 

Como contratar um empréstimo para idoso?

A tecnologia está também presente na vida de quem tem mais idade e por que não contratar um empréstimo sem precisar sair de casa? Sim, essa possibilidade está disponível para todas as idades no site da Bidu. 

Com uma cotação rápida e simples, a partir da leitura do seu perfil, você tem acesso às principais propostas do mercado, e a conclusão do seu empréstimo para idoso em alguns cliques. 

 

Última atualização em 29/03/2021

Deixe uma resposta