Skip to main content

É possível ter um seguro de vida sem beneficiário? Saiba mais

Por 28 de fevereiro de 2024Sem categoria
seguro de vida Itaú

Uma das escolhas que você precisa fazer ao contratar um seguro de vida é quem serão as pessoas a se beneficiarem com os valores da indenização. 

Porém, muitas vezes acontece do segurado não direcionar essa nomeação e o apólice acabar sem um favorecido específico. 

Neste artigo vamos entender melhor se é possível ter um seguro de vida sem beneficiário, quais os impactos disso e como você pode evitar que isso aconteça, caso seja a sua vontade.

O que é o beneficiário do seguro de vida? 

Antes de nos aprofundarmos na questão, vale entendermos o papel do beneficiário no seguro de vida. 

O beneficiário nada mais é do que a pessoa, indicada por livre e espontânea vontade do segurado, que irá receber a indenização caso aconteça algum sinistro. Ou seja, são as pessoas que serão favorecidas e protegidas financeiramente.

Em geral, logo na contratação, as seguradoras exercem o papel de solicitar essa informação ao segurado. 

Vale destacar que qualquer pessoa pode ser indicada como beneficiária e não precisa ser necessariamente alguém da família, mas sim uma pessoa de confiança. Além disso, você pode incluir mais de uma pessoa e sinalizar quanto cada beneficiário está disposto a receber de indenização

Como recomendação, as seguradoras sugerem que você escolha pessoas que dependem financeiramente de você, para que elas não fiquem sem suporte financeiro no caso do seu falecimento. 

Seguro de vida sem beneficiário


Mas então o que acontece quando o seguro de vida está sem um beneficiário? 

Bom, neste caso, a orientação legal é um redirecionamento dessa indenização, de acordo com as regras do código civil brasileiro, que indica que o pagamento deverá ser efetuado em 50% para os herdeiros legais, e 50% para o cônjuge não separado judicialmente.  

Por isso, caso você deseje que seja feita a sua vontade com o valor indenizatório do seu seguro de vida, é muito importante que você indique quem são os beneficiários, e mais ainda, mantenha sempre essa informação atualizada no contrato do seu seguro. 

Como saber se sou o beneficiário de um seguro de vida?

Ainda neste contexto, uma dúvida comum é saber se você é ou não um dos beneficiários de um seguro de vida. 

Para entender melhor sobre isso, ou você deve estar alinhado com o segurado, o que inclusive é importante, pois você precisa ter as informações necessárias de contato com a seguradora para poder acioná-la em caso de algum sinistro.

Ou, caso já tenha acontecido tal sinistro, ou você pode consultar, de maneira presencial ou on-line, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regulamenta os seguros no Brasil. 

Contratar um seguro de vida 

Com ou sem beneficiários, ter um seguro de vida pode ser uma ferramenta importante de suporte financeiro para proteger quem você ama em caso do seu falecimento, mas também para usar as coberturas disponíveis ainda em vida.

Conte a com a Bidu para fazer a sua melhor escolha. Nós oferecemos um serviço de cotação on-line gratuito, com as principais seguradoras do mercado e as opções de coberturas mais completas. 

Não deixe de realizar esse investimento que irá trazer mais tranquilidade para você e os seus beneficiários.

<p style=”text-align: center;”><a class=” z-depth-3 button” style=”padding: 1rem; font-size: 1.5rem;” href=”https://www.bidu.com.br/seguro-moto/”>Cotação online de Seguro Moto</a></p>

Última atualização: 09/02/2024

Deixe uma resposta