Skip to main content

Empréstimo: como simular, contratar e gerenciar com sucesso

Por 21 de março de 2022Finanças
dinheiro emprestado

Para realizar um sonho, como viajar, comprar um imóvel ou um carro, ou até mesmo coisas mais simples, um empréstimo pessoal  pode ser uma ótima solução. Seja para comprar um eletrodoméstico ou pintar a casa, ou ainda quitar dívidas, e resolver situações não esperadas e emergenciais.

Com ele, você solicita dinheiro emprestado a um banco ou instituição financeira e recebe a quantia planejada para concluir o que precisa. Em troca, você precisa retribuir pagando parcelas, com taxas e impostos aplicados, de acordo com o contrato, mensalmente.

Nem sempre é fácil entender como um empréstimo pessoal funciona. Muita gente que precisa de dinheiro emprestado se pergunta como é possível fazer isso.

Neste artigo vamos tratar do tema, alertando os principais pontos de atenção que você deve ter. Vamos mostrar como simular para escolher a sua melhor opção do mercado, como contratar e gerenciar esse dinheiro com sucesso.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Quero dinheiro emprestado

Pedir dinheiro emprestado pode ser desconfortável para muita gente, mas, como deve pensar, é mais comum do que se imagina. Muitas vezes as coisas saem do nosso controle financeiro e uma ajudinha se faz necessária. Ou ainda, você pode querer adiantar um sonho e não tem o valor certo para realizar todos os seus compromissos simultaneamente.

Seja lá qual for o seu motivo, o empréstimo existe para te apoiar e ajudá-lo a resolver o seu objetivo. Então vamos as dicas de como começar a pedir dinheiro emprestado e gerenciar bem essa situação:

1. Seja organizado financeiramente

É comum as pessoas se enrolarem na hora de quitar um empréstimo e acabarem por precisar pedir ainda mais dinheiro. Assim, acabam criando uma “bola de neve” de contratos e taxas de juros. Isso ocorre justamente por não saberem exatamente o quanto e como precisam desse dinheiro emprestado.

Então, antes de fazer parte desse grupo crie uma planilha e organize todos os seus ganhos, os seus custos e entenda exatamente o valor que você precisa pedir. Não desconsidere a quantia que terá que pagar mensalmente à instituição financeira, por conta do acordo.

2. Faça contas

Ao pedir um empréstimo, leia bem as especificações do contrato, pois lá terá todas as regras e, principalmente o valor dos juros e do IOF, imposto obrigatório.

Talvez se você pedir uma quantia a mais do que precisa, os juros podem ser menores, mas a conta no final será maior. Ou vice e versa. Então tente entender cada detalhe que a instituição considera, para que você faça a melhor escolha.

3. Nunca atrase um pagamento

Atrasos geram uma descompensação no que você já havia se organizado, pois vai lhe impactar com uma multa e um valor adicional a pagar ao banco. Então, esteja atento aos seus vencimentos e não atrase.

Lembre-se que você pode acordar a data do seu vencimento, então considere um prazo que atenda o momento em que você recebe a sua remuneração normal. Assim, fica mais fácil de não esquecer e de não ficar sem dinheiro.

4. Pesquise e simule antes de contratar

É muito importante que você veja as opções disponíveis no mercado antes de pedir dinheiro emprestado. Esse é um recurso amplamente atendido por diversas empresas e optar logo “de cara” por uma instituição, pode não ser a melhor opção.

Aqui na Bidu a gente consegue te ajudar nessa tarefa. Você pode fazer uma simulação on-line e gratuita, rápida, com poucos cliques, para conhecer as principais empresas para te atender na sua situação.

5. Dica de ouro

Não comprometa mais do que 25% da sua renda, por conta do empréstimo. Essa é uma conta de recomendação de especialistas em finanças para todas as pessoas que desejem fazer empréstimos sem passar sufoco.

Crédito consignado

O empréstimo também pode vir em forma de crédito consignado. Para quem não conhece, é uma maneira até mais segura de você se organizar mensalmente com esses valores devidos. Nesta modalidade o contrato é feito com o desconto do valor direto na sua folha de pagamento. Ou seja, no seu salário mensal.

Como é menos arriscado para as instituições financeiras, pois elas correm menos riscos de não receber o valor devido pelo cliente, os juros e taxas também são mais baixos. Este é  um atrativo adicional para quem precisa pedir dinheiro emprestado.

Um único ponto de atenção aqui é que o seu empréstimo deverá ficar vinculado, necessariamente, ao banco pelo qual você realiza o recebimento da sua remuneração. Ou seja, você não terá como buscar opções diferenciadas no mercado.

Aposentados e pensionistas pelo INSS, podem pedir dinheiro emprestado pelo crédito consignado também. Eles utilizam a sua fonte de renda, porém, sem a regra de exclusividade com determinada instituição.

Como contratar um empréstimo?

Como já antecipamos, aqui na Bidu você consegue simular o seu empréstimo e também contratar. 

Em poucos cliques você avalia as opções que mais se adequa ao seu perfil e em poucos cliques você consegue o seu dinheiro emprestado.

Não caia em golpes!

A internet está cheia de mensagens fáceis e com poucos cliques para empréstimos com promessas tentadoras. Porém, não vale a pena o risco, pois grande parte desses anúncios pode ser golpe. 

Tenha cautela e atenção, e aproveite que aqui na Bidu você está seguro contra esse tipo de problema, e de uma futura dor de cabeça.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Última atualização em 21/03/2022

 

Deixe uma resposta