Skip to main content

Dia Internacional do câncer na infância

Por 15 de fevereiro de 2022Vida e Saúde
dia internacional do câncer na infância

Lembrado anualmente, desde 2002, no dia 15 de fevereiro, o Dia Internacional do câncer na infância, foi criado pela instituição Childhood Cancer International. Ele tem como objetivo alertar e conscientizar a população mundial sobre essa doença que, no Brasil, se apresenta com 12 mil casos novos todos os anos.

O câncer é uma das doenças que mais assombram as pessoas pela sua gravidade e pelo tratamento exigido, muito mais longo e profundo do que outras doenças mais comuns, independente da idade. E também pela sua variedade, ou seja, o câncer pode ser identificado em diferentes partes físicas do nosso corpo, como olhos, pele, intestino, ossos e outros.

Ter essa ocasião para falarmos do tema ressalta ainda mais a importância da informação e do conhecimento, como apoio para o diagnóstico precoce.

Nossa proposta com este artigo não é criar um roteiro de análise clínica para você reproduzir em sua casa, ou algo para deixá-lo assustado, mas sim, informar. Acompanhe.

Cotação online de Planos de Saúde

Câncer na infância

O câncer é uma doença que apresenta alterações genéticas no interior das células do corpo. Ela modifica o que são classificadas como células normais, que podem crescer de maneira exponencial e se espalhar rapidamente, aumentando o dano inicial.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer é a principal causa da mortalidade no Brasil entre crianças e adolescentes, de 1 a 19 anos. Entre os tipos de câncer mais comuns temos:

  • Linfomas, que afetam o sistema linfático;
  • Leucemias, que atingem os glóbulos brancos;
  • Cânceres do sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e medula espinhal.

No mundo, valida-se que, anualmente, mais de 215 mil casos acontecem em crianças menores de 15 anos. São 85 mil diagnósticos entre adolescentes de 15 a 19 anos, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, o IARC, sigla em inglês.

A boa notícia é que, a partir do diagnóstico mais precoce e com a evolução da ciência e da medicina em tratamentos, 80% das crianças pacientes conseguem alcançar o sucesso da cura.

Dia Internacional do câncer na infância: diagnóstico precoce

A ideia do diagnóstico precoce é um dos principais caminhos para entender a doença e controlá-la de forma mais eficaz e rápida. Porém, essa é uma preocupação importante, pois pensamos: como conseguir identificar os sintomas para fazer essa descoberta em estágio inicial?

A mensagem mais importante por aqui é que tanto crianças, quanto adolescentes e adultos, precisam manter uma rotina suficiente de acompanhamento médico. Assim, podem ser observadas e identificadas essas alterações, seja para o câncer ou qualquer outra doença.

São os profissionais da saúde que irão assumir o compromisso e a habilidade ideal para conduzir esse trajeto preventivo. Eles indicarão exames de rotina e check-ups periódicos que levam em consideração também o histórico de saúde do indivíduo e da sua família.

Principais sintomas

De toda forma, podemos também considerar sintomas ocasionais que podem acender o alerta de que um médico deverá ser consultado com mais urgência. Veja alguns dos sintomas mais comuns, que podemos relatar para esse Dia Internacional do câncer na infância:

  • Cansaço excessivo: crianças são, em geral, ativas e bem dispostas. Esse é um indicador que, dependendo, pode ser mais fácil de identificar sem precisar que a própria criança relate;
  • Dores de cabeça: não é saudável termos dores na cabeça o tempo todo, principalmente de maneira forte ou persistente;
  • Vômitos, febre, falta de ar, palidez, inchaço abdominal, hematomas e sangramentos: são sintomas mais fáceis de identificar, pois são mais visíveis;
  • Inchaços e caroços: caso não apresente outro sintoma de infecção, como febre, são mais difíceis de apurar, sem ajuda médica. Muitas vezes podem ser até indolores. Por isso, vale uma consulta médica sempre que conseguir identificar um;
  • Dores ósseas: principalmente sem trauma ou por motivos de infecção aparente;
  • Alterações oculares: como estrabismo, perda visual, inchaços, hematomas e pupila branca;
  • Perda de peso e problemas com o apetite: geralmente crianças mudam o seu comportamento alimentar radicalmente quando estão com indicativos de doença.

Onde tratar o câncer na infância?

Se por acaso, infelizmente, confirmar um caso de algum tipo de câncer na infância você poderá buscar tratamento em médicos e hospitais privados. Também encontrará no sistema público de saúde, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

No SUS temos disponível gratuitamente o tratamento desde exames até cirurgias complexas, em mais de 300 unidades de centros de assistência espalhados pelo Brasil todo. A instituição garante pelo menos um centro oncológico por estado.

Câncer infantil: outros tratamentos importantes

Quando uma criança fica doente, todos na família ficam também. É muito ruim ter um familiar, uma pessoa querida, em especial, uma criança, com um quadro de saúde confirmado para algo que é tão grave e assustador.

Por isso, nesta ocasião do Dia Internacional do câncer na infância, precisamos ressaltar aqui a importância dos cuidados psicológicos, especialmente, durante este período difícil.

Trata-se de um paciente que ainda exige ainda mais recursos, ferramentas e cuidados de terceiros, tanto pela doença quanto para outras atividades comuns da sua rotina. Por isso, é muito significativo que todos ao seu redor estejam o melhor possível para suportar essas mudanças e necessidades.

Assim, você pai, mãe ou responsável por essa criança, não deixe também de cuidar de si nessa batalha pela vida. Lembre-se que o seu suporte é essencial durante essa jornada. Procure a ajuda dos especialistas envolvidos no tratamento, e, se necessário, apoio de um profissional da psicologia ou psiquiatria.

Plano de Saúde no tratamento para o câncer infantil

Uma ferramenta que vai ajudar você durante toda a vida, nos cuidados com a saúde é o plano de saúde. É claramente mais fácil você manter uma rotina preventiva de cuidados médicos, quando tem acesso a eles, profissionais, hospitais, centros de análises clínicas, exames de imagem e outros. Além, claro, de receber todo apoio necessário após diagnósticos, como o câncer infantil.

Mesmo que tudo isso esteja de certa forma disponível pelo SUS, sabemos que o Brasil é um país continental e que a possibilidade de ter essa relação em instituições privadas pode facilitar bastante a vida.

Aqui na Bidu apresentamos os principais planos de saúde do Brasil para que você possa escolher a opção que melhor se encaixe no seu perfil e na sua organização financeira. Você pode fazer uma cotação on-line e gratuita rapidamente, e, em poucos dias, já contar com os melhores profissionais da saúde do país.

No Dia Internacional do câncer na infância a mensagem de otimismo e de esperança é a mais importante, mas também depende de você estar atento e prevenir que situações mais graves aconteçam.

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 15/02/2022

 

Deixe uma resposta