Skip to main content

Você sabe qual é o papel do Corretor de Seguros

Por 13 de outubro de 2021Mobilidade, Residencial e Lazer
corretor de seguros

Desde 1970, ou seja, há 51 anos, 12 de outubro é o Dia do Corretor de Seguros. A homenagem aos profissionais que se dedicam a ajudar clientes em busca de proteção e saúde surgiu durante um encontro de corretores na Argentina. Porém, foi em 1964 que a Lei nº 4.594, de 29 de dezembro, regulamentou a profissão no Brasil.

Trata-se de um profissional com papel bastante relevante. É o corretor de seguros o responsável por intermediar segurados e seguradoras. Ele facilita a relação e sendo peça fundamental para o entendimento entre as partes envolvidas, do início ao fim do processo.

A figura do Corretor de Seguros

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), vinculada ao Ministério da Economia, é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros. Isso inclui a figura do corretor de seguros e os registros dos profissionais que atuam no mercado. 

Por uma determinação do órgão, as seguradoras não podem vender os diversos tipos de seguros diretamente para o cliente final. Por isso, a necessidade da participação do corretor. Ele é um profissional altamente especializado e com qualificação para compreender as necessidades dos clientes, assim como as expectativas que apresentam em relação ao produto e serviço recebido. 

A principal qualidade de um profissional desse mercado, diga-se de passagem, é justamente ter a capacidade de conhecer aquilo que o cliente precisa em determinada situação e/ou momento de vida. 

O corretor de seguros completo é aquele que estabelece proximidade com os consumidores, sendo prestativo para explicar todos os detalhes que cercam a venda desse tipo de produto. Ou seja, o corretor é a pessoa que pode detalhar as informações contidas em contratos, coberturas etc.

Corretor de Seguros e o mercado

Além de construir uma boa conexão com o cliente, cabe ao corretor de seguros também estudar o segmento. Assim, é possível ter uma visão panorâmica sobre o mercado de atuação e não apenas sobre os produtos que comercializa.

Diante disso, a especialização na área pode ser, muitas vezes, um grande diferencial. Isso porque o corretor consegue agregar valor à entrega feita ao cliente, levando-o a se sentir protegido e com o melhor produto em mãos.

Tintim por tintim das apólices

Na rotina do corretor de seguros, dar consultoria aos clientes demanda grande parte do tempo. São eles que explicam detalhadamente tudo sobre o produto, indo muito além do fato de serem os profissionais responsáveis pelas cotações.

Mas uma qualidade que não pode faltar ao bom corretor, pois atinge diretamente o cliente, é ser didático. É preciso tornar fácil o entendimento do cliente sobre toda a documentação. Traduzir todo o conteúdo para a linguagem do cliente é a chave do sucesso!

Desde o contato inicial para a venda de um seguro, o profissional já deve estar preparado para responder às mais diversas questões, mesmo aquelas que não são primordiais em um primeiro contato.

Sim, quando o cliente procura o corretor, ele inicialmente quer conhecer as coberturas do seguro, o preço etc.. Porém, é importante o profissional estar por dentro de outros detalhes como, por exemplo, tudo o que cerca casos de sinistro.

Quanto às coberturas e apólices, nem é preciso dizer que precisam ser entendidas por completo. É assim que o consumidor consegue obter a modalidade de seguro ideal para o seu perfil.

É todo esse conjunto, somado à visão de mercado, que faz com que ocorra a entrega de um produto alinhado às necessidades de cada cliente.

Profissionalização do corretor

Após entender como basicamente funciona o dia a dia de um corretor de seguros, é importante enfatizar que se trata de uma profissão regulamentada. Ou seja, requer profissionalização por parte de quem deseja praticá-la. O corretor de seguros deve estar em total conformidade com as determinações legais que vigoram em nosso País. Daí a necessidade de os profissionais do mercado serem oficialmente habilitados pela SUSEP.

Em meio às principais atribuições da entidade, consta a demonstração de que o corretor de seguros está devidamente outorgado para fazer a intermediação e a elaboração de contratos entre seguradora e segurado.

Estamos falando, então, de um profissional especialista, devidamente capacitado, que não pode ser comparado, por exemplo, com tradicionais vendedores com atuação em outros setores.

Corretoras online

O corretor de seguros é o profissional que está sempre presente durante o processo de venda de um seguro. Ele esclarece dúvidas e apresenta soluções com o objetivo de fazer chegar nas mãos do consumidor o produto que melhor atenderá suas necessidades.

Porém, há também no mercado as corretoras online. Elas também podem oferecer ao consumidor as informações dos seguros e tirar todas as dúvidas antes da contratação. Desta forma, tudo pode ser feito de forma online, da cotação à contratação.

Cotação online de Seguro Auto

Deixe uma resposta