Skip to main content

7 passos para construir e organizar um depósito em casa

Por 3 de maio de 2022Residencial e Lazer
depósito em casa

“Não reparem na bagunça, ok?”. É provável que já tenha dito esta frase ao mostrar aquele quartinho dos fundos que está acumulado de coisas. Mas sabe como é possível organizar um depósito? E construir? Para deixar mais espaçoso e confortável um depósito em casa, acompanhe as nossas dicas!

Cotação online de Seguro Residencial

Depósito em casa: quais materiais são necessários para a construção?

Para iniciar a construção de um depósito em casa, mais especificamente localizado na área externa, é necessário utilizar alguns materiais. Confira a relação:

  • Vigas ou sarrafos de madeira voltadas à estrutura;
  • Placas Flexplac para o fechamento do espaço;
  • Telhas de fibrocimento ondulada;
  • Furadeira;
  • Martelo;
  • Chave de fenda;
  • Pregos;
  • Parafusos e porcas.

Então vamos agora conhecer quais são os sete passos para construir um depósito em casa.

Construindo um depósito em casa: passo a passo

Ainda que pareça complicado, construir um depósito em casa não é uma missão somente para um engenheiro ou profissional especializado. Pelo contrário, o proprietário do imóvel consegue criar um espaço confortável para destinar ferramentas, objetos da área externa, bicicletas, entre outros materiais, organizando a bagunça.

No entanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Por isso, explicaremos o passo a passo de como realizar a construção. Acompanhe:

1. Monte uma estrutura de madeira

A princípio, o morador deve comprar vigas ou sarrafos de madeira para a estrutura do depósito. Assim, neste momento, o tamanho desejado implica na quantidade de material a ser comprado, uma vez que isto seria a base do quartinho.

Na hipótese de ser um local pequeno, mas, ainda assim, generoso para se alocar os objetos acumulados na casa, se faz necessário contar com cerca de 10 vigas de madeira. Portanto, o espaçamento (como se fosse janelas) entre uma madeira e outra é de 60 cm. Note, também, se um lado do depósito estará “colado” a uma parede, facilitando o processo.

2. Vigas precisam ter boa sustentação

Ainda está confuso? Para explicar, deve ser usado apoios nas bordas, dando sustentação ao local, com vigas em baixo, no meio e em cima. Ao montar esse ambiente, perfure com furadeira o cruzamento entre as madeiras e coloque parafusos e porcas para garantir a solidez e segurança do depósito.

Pronto, uma estrutura de madeira estará montada.

3. Após a estrutura, chegou a hora da placa Flexpac

A criação da estrutura de madeira contribui para a fácil instalação da placa cimentícia Flexpac. Porém, vale uma ressalva: é preciso que haja um espaço entre as vigas horizontais e o solo. Ou seja, nada de deixar a estrutura rente ao chão, o que dificultaria a adição das placas.

Caso não conheça, a placa Flexpac é impermeável e proporciona uma boa durabilidade ao espaço que irá cobrir.

Isto é, ela tem resistência contra pragas, chuva e, até mesmo, ao fogo, situação contrária da madeira, conhecida por ser inflamável. Neste momento, o proprietário deve anexar três ou quatro placas sob a madeira, a depender do tamanho, servindo como paredes do depósito.

4. Instalando as placas Flexpac

Esqueceu das medidas? Nada disso. Uma placa Flexpac costuma ter 1,20m x 2,40 m x 4 mm, o que pode requerer um corte a fim de diminuir a sua extensão e se adequar ao tamanho da estrutura de madeira.

Após encaixar a placa no lugar, bata os pregos nas laterais com uma distância de 15 cm entre eles. Além disso, não esqueça de colocar pregos no meio da placa onde estão as madeiras de apoio. Repita o processo com as outras placas que irão cobrir as paredes do quartinho.

5. Deixe um espaço entre as placas

Sim, um mínimo de espaço entre as placas Flexpac precisa existir. Deste modo, o material fica organizado e consegue desempenhar a sua função: proteger a estrutura de madeira. Vai ser preciso duas ou três placas na parte da frente do depósito, além de mais uma para a lateral, desde que haja uma parede física servindo como base no fundo.

6. Colocar o telhado

Já fizemos o depósito em casa, vamos cobri-lo? Entre os que indicamos, estão as telhas de fibrocimento ondulada. Mais resistente, o morador terá à sua disposição um material que suporta bem as intempéries. Para instalar, use furadeira nas três primeiras ondas e fixe os parafusos com o auxílio de chave de fenda, tanto os de baixo como os de cima.

7. Finalize com um acabamento final

Quer pintar o quartinho? É possível: as placas, que serviram de paredes, podem ser pintadas com a cor que desejar. Para isso, passe um selador antes e escolha tintas 100% acrílicas à base de água. Depois, o proprietário pode encerrar a construção do depósito decorando e organizando os objetos como quiser.

Como organizar o depósito?

Certo, já foi construído um depósito em casa, e agora? Para organizar os itens, listamos algumas dicas de como separar adequadamente a bagunça. Confira:

  • Primeiramente, saiba o que será usado e descartado, evitando o acúmulo;
  • Separe os objetos de acordo com as categorias;
  • Use caixas plásticas bem fechadas. As de papelão acaba atraindo insetos com o passar do tempo;
  • Se puder, coloque caixas numa estante, ganchos ou em algum lugar no alto;
  • Use etiquetas para diferenciar os itens de cada caixa;
  • Deixe um espaço considerável no chão para transitar. O ideal é não ter nada no chão do depósito;
  • Mantenha o espaço ventilado e aberto para impedir mofos e umidade;
  • Não deixe de fazer uma limpeza quinzenal do ambiente.

Agora que já sabemos como construir e organizar um depósito em casa, que tal fazer um seguro residencial para proteger todo o lar? Faça uma simulação de um seguro residencial com a Bidu, é rápido e fácil!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 03/05/2022

 

Deixe uma resposta