Skip to main content

O que acontece com os dependentes quando o titular do Plano de Saúde morre?

Por 20 de maio de 2021Vida e Saúde
dependentes do Plano de Saúde

Em geral quando queremos contratar um plano de saúde pensamos nas facilidades para cuidar do nosso bem-estar e saúde próprio. Porém, também de nossa família e outros possíveis dependentes do plano de saúde.

E os planos de saúde criam diferentes facilidades para que você possa incluir o maior número de beneficiários em um único modelo de contrato. Assim também acontece com os planos empresariais, oferecidos pelas companhias aos seus colaboradores

Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer. E o que acontece com os dependentes quando o titular do plano de saúde morre, por exemplo? Será que todos perdem o direito de acesso aos recursos da apólice? 

Pensando nessa questão, estruturamos este artigo com as informações mais importantes que você precisa saber.

Cotação online de Planos de Saúde

Com a morte do titular, o que acontece com os dependentes do Plano de Saúde?

Nada muda dentro dos planos de saúde. Isso está previsto em Lei e regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ou seja, quando o titular de uma apólice vem a falecer, um dos seus dependentes poderá optar por assumir o contrato. Ele também deve fazer o pagamento das mensalidades, além de assumir a nova titularidade.

Isso não quer dizer que você não possa cancelar o plano de saúde, caso não tenha mais interesse ou condições de assumir esse compromisso. Porém, há algo importante que você deve saber. Se você quiser fazer um novo contrato depois com a mesma ou outra seguradora, você passará pelo mesmo processo de entrada que o anterior titular do contrato passou, como a relação de carência, por exemplo. 

Isso quer dizer que sempre que você contratar um plano de saúde é bem provável que a seguradora exija um período determinado para abertura de utilização dos seus serviços, seja uma consulta ou exame laboratorial, ou até mesmo uma cirurgia.

Caso a seguradora responsável pelo seu plano de saúde decida por romper o contrato, você deverá considerar essa ação não só injusta, como também irregular, sendo cabível de recurso judicial. 

O que acontece com os dependentes quando o titular do Plano Empresarial morre?

Outra dúvida muito comum dentro desse contexto é que nem sempre os planos de saúde são contratados de forma particular, por uma pessoa física. Em geral, as empresas costumam oferecer o benefício aos colaboradores e também aos seus dependentes. 

Nesse aspecto, a regra também deverá configurar de acordo com o contrato de trabalho assinado pelo titular do plano. E isso acontece pois há empresas que oferecem o plano de saúde apenas durante o período empregatício. Neste caso, não há possibilidade de manutenção das mesmas características contratuais, por parte do empregado, em caso de demissão, por exemplo.

Por outro lado, há empresas que deixam essa decisão de extensão do contrato com o plano de saúde a cargo do colaborador. Ele poderá manter o compromisso de pagamento das importâncias referente ao seu plano e dos seus dependentes, ou não. E, a partir desse momento, a mesma regra vale no acontecimento da morte do titular do plano de saúde. 

Quais as vantagens do Plano de Saúde para o titular e o dependente? 

O plano de saúde é um recurso que deve ser utilizado para urgências e emergências. Porém, também para a prevenção de doenças e acontecimentos com a sua saúde. Com ele, você tem a possibilidade de:

Para os dependentes de um plano de saúde essa máxima é igual. Ou seja, assim como o titular do plano de saúde, eles podem contar com as mesmas características do contrato. 

Além disso, os planos de saúde costumam oferecer cobertura mais pontual, com atendimento regional e também nacional, que traz a vantagem de atendimento até mesmo quando você viaja dentro do nosso território. 

Dependentes no Plano de Saúde custam caro?

Custa mais caro que um plano de saúde individual, certamente. Afinal, são mais vidas que a seguradora precisa oferecer o serviço. Porém, há uma pluralidade grande de tipos de plano. Eles podem encaixar melhor tanto no seu perfil como consumidor, quanto no seu bolso.

Para planos empresariais há algumas variações. Tem empresas que não cobram o valor do plano para os seus funcionários, o titular, no caso. Cobram apenas a coparticipação quando há a utilização. Cobram apenas a adesão de dependentes, por um valor menor ou igual a um plano particular semelhante do mercado. 

E há situações em que tanto o colaborador quanto os seus dependentes assumem um valor pela adesão do plano. Sendo assim, não considere como responsabilidade da seguradora essa relação financeira, mas sim corporativa na negociação dos contratos empresariais. 

Como contratar um Plano de Saúde com dependentes? 

Não é complicado encontrar uma seguradora que ofereça um plano de saúde adequado para titulares e dependentes. Porém, na Bidu você consegue ter acesso às principais opções e oportunidades. 

A partir de uma cotação on-line e gratuita, você garante o acesso a recursos de saúde de primeira qualidade para você e para os seus dependentes.

E, em caso de morte do titular, você dependente fique atento para que você possa assumir com o respeito adequado e o respaldo da lei, todas as indicações necessárias para manutenção do plano contratado.  

 

Última atualização em 20/05/2021

 

 

Deixe uma resposta