Skip to main content

7 dicas para decorar a sua lavanderia

Por 29 de junho de 2022Residencial e Lazer
decoração de lavanderia

Quando o assunto é decoração do lar, sempre associamos a espaços como sala de estar ou jantar, quartos, cozinha e até banheiros. Mas por que não pensar também na decoração da lavanderia?

Esse local, em geral, é um dos mais bagunçados das casas. Sempre colocamos objetos que estão sem uma finalidade por lá e deixamos de ter um ambiente bonito e funcional. 

E essa relativa desordem nos afasta de criar um prazer em fazer atividades domésticas que geralmente precisamos executar por lá, como cuidar da roupa e da limpeza. Nunca pensou nisso? Pois é, quanto mais distante de um ambiente interessante, menos queremos passar tempo por lá, correto?

Pensando nisso, organizamos neste artigo sete dicas para decorar a sua lavanderia, trazendo a vida de volta para esse espaço na sua casa, acompanhe.

Cotação online de Seguro Residencial

Por que fazer decoração de lavanderia?

Quando você cria um ambiente que seja alegre, funcional e bem organizado, menos preguiça ou desânimo você tem de passar um tempo por lá. Mesmo que seja para executar tarefas domésticas.

A lavanderia, de fato, não é em si um lugar de descanso, mas sim de trabalho. Porém, é um espaço que se aplica um hábito fundamental que é cuidar das suas coisas e das suas roupas.

Então, porque não deixar esse cômodo ainda mais interessante com uma decoração de lavanderia?

Como decorar uma lavanderia?

Talvez você não precise de um arquiteto ou decorador de ambientes para fazer decoração de lavanderia. Muitas vezes mudanças simples e fáceis de aplicar podem já transformar esse cômodo.

Com muito ou pouco dinheiro, veja as nossas dicas:

Prefira armários funcionais

A primeira dica de como decorar a lavanderia é para que você escolha armários com aplicações próprias para uma lavanderia.

Ou seja, que tenha espaços destinados para tudo que geralmente guardamos por lá, como sabão em pó e amaciante, cestos de roupa suja e outros objetos de limpeza. Pois é, sabemos que muitas vezes a lavanderia é também a área de serviço como um todo, então é preciso que você pense também nesses outros itens.

Aqui também vale reforçar que esse móvel seja um armário que se encaixe entre os eletrodomésticos. Nesse caso, em especial, a máquina de lavar. Então, é melhor que você escolha primeiro um equipamento que seja compatível com o seu espaço.

Uma dica interessante é que você pode considerar pedir ajuda de um marceneiro que faça esse móvel sob medida para a sua lavanderia. Pode parecer mais custoso, mas muitas vezes é mais em conta do que comprar pronto em lojas conceituadas do mercado, e fica muito mais bonito.

Com cada item tendo um local determinado para ser guardado, você na hora vai perceber um ambiente mais organizado e mais funcional para as suas atividades domésticas.

Abuse de organizadores

Mesmo que você tenha um armário enorme na sua lavanderia, pode ser ainda mais legal encaixar as coisas dentro dele com cestos e organizadores que separem cada objeto.

Pode ser um cesto só para os pregadores de roupa, outro para separar roupas escuras de roupas claras. Isso vai facilitar bastante na hora de colocar tudo para lavar dentro da máquina. Até mesmo prateleiras extras para apoiar itens de limpeza, por seção, ou seja, um para limpeza do banheiro, outro da cozinha, etc.

Cestos de vime ou com tecidos temáticos podem também ajudar no visual da decoração de lavanderia.

Seja criativo

A lavanderia também pode ter um ar divertido, ou ser toda decorada em tons mais sóbrios e pastéis. O que vale é aplicar a decoração de acordo com o seu gosto.

Neste quesito a nossa dica é para que você use e abuse de adesivos decorativos, como papel de parede, e papel contact para enfeitar a máquina de lavar, por exemplo.

Placas e quadros com frases divertidas sobre a atividade doméstica ou com instruções de lavagem, também podem ditar o tom do ambiente.

Flores e plantas para decorar a lavanderia

Flores e plantas também podem deixar o ambiente ainda mais alegre. Mas fique atento para o tipo de planta que irá colocar, para que elas não acabem morrendo por estarem alocadas em um ambiente inadequado.

Biombos e divisórias

Se a sua lavanderia não fica exatamente em um cômodo fechado, mas integrada com outro espaço, como a cozinha, por exemplo, invista em divisórias de vidro ou biombos. Eles podem ser de madeira ou outro material decorativo, para separar um local do outro.

Você vai perceber que dividir esses dois espaços vai trazer uma organização e um visual ainda mais funcional para ambos os espaços.

Se estiver com um pouco menos de dinheiro para esse investimento, considere aproveitar uma cortina. Pode ser mais simples, mas vai resolver essa questão.

Varal retrátil

Caso você não tenha um outro local mais arejado para secar as roupas e precisa deixar tudo na lavanderia, não se preocupe. A opção do varal suspenso, preso no teto ou na parede, que podem ser movimentados para aparecerem apenas no momento do uso, não vão atrapalhar a decoração da lavanderia.

Dica extra de ouro

Por fim e não menos importante, a última dica não é exatamente para você fazer a decoração de lavanderia, mas sim para você cuidar dela e da sua casa como um todo.

Você sabia que com um seguro residencial você pode proteger não só a sua casa contra incêndios, como também realizar reparos e receber indenização caso algo aconteça?

Imagina só, a sua máquina de lavar teve um curto-circuito e você não sabe o que fazer, pois o prejuízo será grande em ter uma nova ou consertar essa em uso. O seguro residencial pode te ajudar, se você contratar a apólice juntamente com a cobertura adicional correspondente a esse tipo de situação.

E se você precisar de uma assistência com um profissional especializado, você também pode acionar o seguro residencial, que o atendimento, muitas vezes, é 24 horas. 

Fora outros benefícios, como proteção para roubo e furto, indenização por vidro ou espelhos quebrados, entre outros. 

Para ter acesso a um seguro residencial completo assim, recomendamos que você faça agora uma cotação on-line, rápida e gratuita aqui na Bidu, e tenha acesso às principais seguradoras e os valores que elas aplicam.

Com certeza você encontrará uma opção que se encaixe no seu orçamento.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 29/06/2022

 

Deixe uma resposta