
É piscar e já estamos perto do final de mais um ano. Com as férias no radar, algumas providências já estão encaminhadas para viajar com segurança e é preciso mesmo pensar em muitas coisas, até em como cuidar de plantas ao viajar!
Diferente dos pets, que podem pegar a estrada com os donos ou têm a opção de hotel especializado, as plantas ficam em casa e é necessário saber como mantê-las saudáveis durante o período de afastamento.
Tudo para que o reencontro ocorra sem surpresas desagradáveis, afinal todo mundo deseja voltar da viagem para um lar aconchegante e repleto de plantas lindas e cheias de vida.
Vamos de dicas para saber como cuidar das plantas ao viajar?
Cotação online de Seguro Residencial
Dicas de cuidados com as plantas
Vale pedir socorro para familiares ou amigos para regar as plantas em períodos de ausência? Vale, sim! Mas que tal conhecer outras estratégias para manter a beleza e, principalmente, a saúde das plantas?
Atenção à hidratação: cuidado para lá de especial
À parte espécies de plantas que vivem tranquilamente com pouca rega, é sabido que muitas precisam de água constante.
Porém, vale um alerta logo de início: regar muito uma planta antes de sair de casa para viajar, imaginando que essa prática é prudente, não é indicado já que a atitude pode, por exemplo, apodrecer as raízes.
Uma opção para manter as plantas hidratadas por mais tempo é contar com um substrato adequado que tem a função de reter a água. Um exemplo é o vermiculita, composto arenoso que absorve a água e assim auxilia a manutenção da hidratação do solo por um tempo maior. Dessa forma, permite que haja um intervalo maior entre as irrigações.
Gotejador em ação
Saber como cuidar de plantas ao viajar é sinônimo de conhecer o gotejador. Trata-se de um poderoso aliado de quem vai se ausentar, mas precisa cuidar das plantas, pois o gotejador permite rega contínua do solo e com velocidades que variam.
Colocar o gotejador em ação é simples. É preciso apenas acoplá-lo a uma garrafa PET e fixá-lo no substrato, ou seja, na parte que fixa a planta ao vaso. Em seguida é necessário fazer o ajuste da velocidade do gotejamento e abrir a torneirinha. Ah, escolha o tamanho da garrafa que será usada mediante o tempo que ficará ausente, ou seja, garrafas maiores caso a viagem seja mais longa.
Também é fundamental levar em consideração as necessidades de regas das diferentes espécies. Ninguém quer encharcar uma suculenta, por exemplo, que precisa de menos água. É preciso sim buscar informações para conhecer o que cada espécie precisa para viver bem.
Três opções caseiras para cuidar de plantas ao viajar
Entre as alternativas para cuidar das plantas ao viajar constam algumas caseiras e eficazes.
A técnica do barbante é uma delas. É preciso apenas ter uma vasilha com água e estender o barbante entre ela e o vaso que se deseja regar. Assim, de jeito simples, a água fará o percurso entre um recipiente e o outro. Ah, lembre-se de manter coberta a vasilha com água para evitar o mosquito da dengue.
Outra alternativa caseira é contar simplesmente com folhas de jornal. Basta umedecer cerca de quatro ou cinco folhas de jornal e colocá-las sobre a terra do vaso, ao redor da planta. Além de contribuir para manter a umidade da terra, esse método também protege a planta do sol.
A garrafa PET de novo em cena! Aqui, vale fazer um furo pequeno na extremidade inferior da garrafa, enchê-la de água e deixá-la na terra do vaso. A água sairá lentamente.
Recursos como hidro jardineiras para irrigação
Há utensílios que podem ser adquiridos para a eficácia dos cuidados com as plantas. Um deles é a hidro jardineira, um vaso que apresenta um depósito próprio de água na parte inferior para fornecer a água diretamente para as raízes das plantas.
Atenção ao sol e ao ambiente
Além de todos os cuidados em relação à hidratação das plantas, é preciso também estar atento à incidência de sol. Portanto, é necessário pensar no local em que as plantas permanecerão durante a viagem.
Quando as férias são mais longas, a dica é deixar os vasos em ambientes com menos sol, mas que emane a luz solar de forma indireta. Um bom exemplo de espaços assim é próximo às janelas. Mas é importante que esse ambiente não seja totalmente abafado e escuro.
Adubação orgânica
Outra técnica importante para cuidar de plantas ao viajar é contar com o auxílio de nutrientes, principalmente quando a ausência for grande.
Em casos assim, mesmo que a quantidade de água recebida não seja a indicada, o solo adubado vai beneficiar a planta fazendo com que ela sinta menos as altas temperaturas e, consequentemente, necessite de menos rega. Especialistas indicam o uso de adubo orgânico, pois químico pode queimar a vegetação.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 03/10/2023