Skip to main content

Não esquente! Confira os cuidados com o carro no verão

Por 18 de janeiro de 2022Mobilidade
cuidados com o carro no verão

O verão brasileiro começa oficialmente todos os anos no dia 21 de dezembro. Assim, junto com as festas de fim de ano, a estação mais quente do ano traz também chuva, muita chuva e alagamentos.

Com todas estas variáveis, é muito importante tomar alguns cuidados com o carro no verão. Assim, você mantém valorizado este patrimônio que está cada vez mais caro de comprar e evita gastos inesperados e dores de cabeça. Portanto, vale a pena seguir as dicas abaixo e entrar no outono com o carango em dia.

Cotação online de Seguro Auto

6 cuidados com o carro no verão

Revisão antes de viajar

Calor e férias significam viagem com a família ou os amigos, não é mesmo? E nada mais frustrante do que ficar parado na estrada com o carro quebrado ou sofrer um acidente por falha mecânica. E ainda há o agravante do tráfego pesado e congestionado nas estradas no verão, que acaba exigindo ainda mais do carro.

Portanto, para evitar surpresas, faça uma revisão completa antes de viajar. Peça ao mecânico a verificação de:

  • Freios e suspensão;
  • Correias;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Óleo do motor e filtros;
  • Sistema de alimentação (injeção de combustível, velas, cabos, bobinas, admissão).

Se o carro estiver apresentando algum defeito, nem pense em arriscar uma viagem com ele.

Pneus

Independentemente de viajar ou não, o estado dos pneus é de extrema relevância no verão. Como chove muito, eles têm que estar em boas condições para não haver chances de aquaplanagem. Isso ocorre quando o pneu perde contato com o solo ao passar por uma grande poça de água. Isto acontece quando os pneus estão desgastados, com seus sulcos muito rasos.

Para verificar o momento de substituir os pneus, vale conferir os indicadores de desgaste máximo inseridos nos sulcos principais. Eles são chamados TWI (tread wear indicators). Se estiverem nivelados com as barras ou blocos dos componentes, apontam que ele já atingiu sua profundidade mínima.

Outro jeito fácil de medir a profundidade dos sulcos é utilizando uma moeda de R$ 1. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso o contrário, os pneus devem ser substituídos imediatamente.

Limpador de para-brisa

O limpador de para-brisa é mais um item que não pode ser esquecido entre os cuidados com o carro no verão. Aproveite para trocar sempre as palhetas no início das chuvas e fuja das marcas mais baratas, que riscam o vidro e têm durabilidade baixa. E não esqueça da palheta traseira

Mantenha o reservatório do lavador cheio e misture detergente neutro ou limpa vidros na água para que a limpeza seja mais eficaz. Uma dica legal é passar repelente de água no para-brisa, vidros laterais dianteiros e nos espelhos retrovisores. É um produto barato, fácil de achar e aplicar e com resultados excelentes.

Ar-condicionado

Com o calor e o sol forte, além das chuvas frequentes que embaçam os vidros, fica quase impossível não usar o ar-condicionado. A manutenção e – principalmente – a higienização do sistema são dois dos mais importantes cuidados com o carro no verão.

O ar-condicionado é um dos principais proliferadores de ácaros e fungos dos carros. Isso ocorre porque os dutos ficam úmidos com a condensação do ar. São eles os responsáveis pelo mau cheiro que sai do difusores ao ligar o ar depois que o carro ficou um tempo parado e, também, por alergias e doenças respiratórias.

Então, ao entrar no verão, vale a pena fazer a troca do filtro de cabine. Ele retém as impurezas do ar externo antes de entrar no carro. Faça a higienização do sistema por meio de ozônio (oxi-sanitização, feita por profissionais com um aparelho específico). Ou em casa mesmo, com sprays para limpeza de ar-condicionado (vendidos em plataformas de compra e venda, lojas de autopeças e até supermercados).

Para aumentar a eficiência do ar-condicionado é importante instalar películas nos vidros. Além de filtrarem os raios UV, permitem que a insolação e a temperatura no interior do veículo sejam menores.

Limpeza

Areia, maresia, chuva, criançada comendo durante a viagem. O verão judia, e muito, dos carros. Mantê-lo limpo é um investimento na sua conservação. A sujeira grudada na lataria causa riscos e manchas na pintura que vão desvalorizá-lo na hora da revenda.

Já a poeira no painel, os restos de comida espalhados pelos bancos e a umidade nos tapetes e carpetes são um criadouro de fungos e bactérias.

Se estiver na praia, providencie uma lavagem completa assim que retornar de viagem. O mesmo vale para quem for para o campo e pegar muita lama ou barro. Para quem ficar na cidade, vale fazer uma lavagem a cada 15 dias e uma faxina interna (tirar o pó, o lixo e bater os tapetes) semanalmente.

E lembre-se: praia não é lugar de entrar com carro. Além da água salgada e a areia serem nocivos para os veículos, há chances de atolar e ser surpreendido pela alta da maré.

Fuja do sol

No verão brasileiro é muito comum as temperaturas ultrapassarem os 40°C. E esse calor é um perigo para os carros. Ele judia muito dos plásticos e revestimentos internos. Desta maneira, procure estacionar na sombra e utilize tapa-sol, papelão ou toalha no para-brisa.

Tempestades e alagamentos

Os cuidados com o carro no verão também incluem cautela e atenção ao volante. As tempestades de fim de tarde reduzem a visibilidade e aumentam as chances de acidentes. O melhor a se fazer é evitar sair de carro nos horários dos temporais. Se não for possível e o aguaceiro cair quando estiver na rua, sigas estas dicas:

  • Evite baixadas e marginais de rios, que são as primeiras a alagar durante as tempestades;
  • Não estacione sob árvores ou estruturas metálicas, como coberturas de postos de combustíveis;
  • Evite parar em ladeiras muito acentuadas, que possuem uma enxurrada muito forte;
  • Não atravesse alagamentos que ultrapassem a metade das rodas dos veículos;
  • Se estiver parado e a água começar a subir rapidamente, o mais seguro a se fazer é abandonar o carro e correr para um local seguro;
  • Na estrada, se as condições de visibilidade estiverem muito precárias, procure um posto de combustíveis (estacione na parte aberta), entre em uma cidade ou pare em um posto da Polícia Rodoviária ou nas centrais de atendimento das rodovias;
  • Nunca pare na pista ou no acostamento, pois as chances de ser atingido por outro veículo são muito grandes.

O verão deve ser aproveitado para descansar, se divertir e recarregar as energias para encarar o ano. Chateação e perrengues com o carro não entram na lista. Para ter menos preocupações ainda, não deixe de fazer o seguro auto. A Bidu trabalha com as maiores seguradoras do mercado, tem preços competitivos e uma contratação fácil e descomplicada.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 18/01/2022

 

 

 

 

Deixe uma resposta