Skip to main content

Qual é a diferença entre Seguro Saúde e Convênio Médico?

Por 16 de agosto de 2021Vida e Saúde
convênio médico

São diferentes as oportunidades de você cuidar da sua saúde e da sua família. O mercado gera um leque de opções muito variadas, para atender diferentes perfis. Porém, na hora de escolher é comum o consumidor ficar confuso entre o que é seguro, plano ou convênio médico. 

Afinal, qual irá atender às suas necessidades de maneira mais satisfatória e completa? A resposta dessa questão pode ser definida por vários critérios. Mas hoje, vamos trazer neste artigo dois conceitos muito importantes: a diferença entre seguro saúde e convênio médico. Então, o que será que muda entre eles e qual vale mais a pena. Acompanhe. 

Cotação online de Planos de Saúde

O que é Convênio Médico?

Para começar a falar de convênio médico, precisamos antes desmistificar outro conceito: convênio médico e plano de saúde são a mesma coisa

Muita gente usa o termo convênio para falar sobre a contratação de algum tipo de plano de saúde. Então, neste caso, os dois termos significam a mesma coisa. 

Porém, o termo convênio médico já foi muito usado pelas pessoas para falar sobre alguma forma de contratação de plano ofertado por empresas particulares de saúde.

Portanto, agora reconhecendo o valor do convênio, fica mais fácil perceber também a sua diferença com o seguro saúde. 

O que é Seguro Saúde?

A definição de seguro saúde se apresenta como uma modalidade de seguro em que o cliente poderá ter acesso a diferentes recursos de saúde. Entre eles estão clínicas, consultas médicas e hospitais. Assim, ele paga pelo serviço prestado e depois solicita um reembolso das suas despesas à sua seguradora. 

Isso só é permitido, claro, com o pagamento de uma mensalidade, também chamada de prêmio. Entretanto, vale ressaltar que nem sempre o valor reembolsado será equivalente a 100% dos custos obtidos. Tudo depende do modelo de contratação do seu seguro saúde. 

A liberdade de escolha de profissionais e instituições de saúde, por parte do beneficiário, para recorrer a uma consulta ou tratamento é mais ampla do que o convênio médico. Então essa seja talvez a principal característica que diferencia as modalidades. 

Qual a diferença entre Seguro Saúde e Convênio Médico? 

Podemos considerar aqui algumas características fundamentais no processo de decisão entre seguro saúde e convênio médico:

Custos e benefícios

No convênio, como já exploramos, você paga, independente do uso, uma mensalidade abaixo das outras opções do mercado. Porém, ela oferece uma rede credenciada mais restrita, e que muitas vezes exclui um item importante para a escolha dos clientes, que é o acesso a atendimento de urgência e emergência nos hospitais.

Entretanto, para o seguro saúde essa relação entre custos e uso, se faz de uma maneira mais clara. Apesar do pagamento do prêmio, que também tem um valor mais reduzido do que os planos de saúde, você terá acesso a uma rede mais ilimitada de serviços médicos. Assim, você pode ou não receber 100% do reembolso por parte da seguradora.  

Ou seja, tanto o convênio médico quanto o seguro saúde têm valores mais reduzidos em suas mensalidades e prêmios, do que o plano de saúde. E essa é, sem dúvida, a característica mais comum.  

Portanto, nesse aspecto financeiro o que faz diferença na sua escolha será justamente optar por uma cobertura mais restrita, porém mais barata. Ou então ter uma liberdade maior, mas nem sempre receber o valor restituído disso. 

Rede credenciada e recorrência

Para quem tem uma rede de médicos de confiança, o seguro saúde se apresenta como a melhor opção. 

Agora para quem quase não necessita de consultas e recursos médicos periodicamente, e prefere ter uma ferramenta de cobertura apenas para precaução, o convênio médico é a escolha mais comum.

Assim, os planos de saúde, nesse aspecto, são ideais para quem realiza tratamentos mais complexos ou recorrentes, e que precisam ir ao médico com mais frequência. 

Flexibilidade

Contratos de convênios médicos e planos de saúde tendem a ser mais burocráticos e menos flexíveis que os de seguro saúde. 

Seguro Saúde e convênio médico na ANS

Tanto o seguro saúde quanto o convênio médico são modalidades regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Então, isso significa que ambas são confiáveis e, caso você tenha problemas, você pode solicitar apoio para esse órgão.

Qual vale mais a pena: Convênio Médico ou Seguro Saúde?

Agora que apontamos as principais características e diferenças entre seguro saúde e convênio médico, está na hora de você decidir qual é o ideal para você. 

Pondere quais são os recursos que hoje e para o futuro melhor te atende, e qual relação você deseja estabelecer com essa ferramenta. Ou seja, você vai utilizar ativamente, ou deixar para urgência. Essas são as fontes para a sua decisão.

Como contratar um Convênio Médico ou Seguro Saúde?

Outro aspecto que pode te ajudar a decidir, é o financeiro. E, por isso, convidamos você a simular uma cotação com a Bidu, gratuitamente e totalmente digital. 

Em poucos cliques você irá reconhecer qual a sua escolha mais necessária, e ainda contratar rapidamente o seu recurso. 

O mais importante é não deixarmos para depois algo que pode ser tão necessário e primordial para si mesmo ou para quem amamos. 

Cotação online de Planos de Saúde

 Última atualização em 16/08/2021

 

Deixe uma resposta