Skip to main content

Dicas de como conseguir um empréstimo com score baixo

Por 14 de março de 2022Finanças
empréstimo com score baixo

Muitas vezes a vida pede uma ajuda financeira adicional para manter um padrão de vida ou conquistar um objetivo específico. Seja lá qual for a sua necessidade e a realidade, sabemos que para conseguir um empréstimo com boas condições é preciso cumprir alguns requisitos.

O tal famoso score é o produto do seu relacionamento como cidadão com o mercado de créditos e os seus hábitos de pagamento. Ele é um dos temas que mais impactam nessa equação. E você vai entender aqui que nem sempre ele é tudo aquilo que você pensa.

Isso mesmo, não são apenas pessoas com um score alto que conseguem um bom empréstimo. Pessoas com score baixo também podem ter acesso e, por isso, você vai descobrir neste artigo as dicas de como conseguir um empréstimo com score baixo.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Score baixo para empréstimos: o que isso significa?

O score é uma pontuação de 0 a 1.000 que vai determinar para o mercado se você é um bom ou mau pagador. Ou seja, ele indica se você tem mais chances de não cumprir com o acordo de empréstimo com uma financeira ou instituição bancária ou não, no próximo ano (12 meses). É uma análise de risco de crédito em um modelo estatístico utilizado pelo mercado financeiro.

Essa matemática é importante para também determinar quais regras, taxas e juros que serão aplicados, de maneira personalizada, no momento que você solicitar o seu crédito.

De maneira geral, para calcular o seu score leva-se em consideração alguns pontos:

  • Se você está em dia com os pagamentos das suas contas mensais;
  • Qual o seu relacionamento financeiro com essas instituições que já utiliza;
  • As suas informações cadastrais;
  • O seu histórico financeiro incluindo as dívidas anteriores.

Cada uma dessas informações recebe um peso por grupo de indivíduos não identificados, com características e históricos financeiros semelhantes, a partir de um estudo. Essas categorias compreendem:

  • Pessoas com até 300 pontos são indivíduos com alto risco de inadimplência;
  • O grupo de médio risco tem pontuação entre 300 e 700;
  • Indivíduos de baixo risco somam pontos acima de 700, com limite de até 1.000, como mencionamos na escala acima.

Score baixo X empréstimos?

O score é uma métrica, um cálculo estatístico como falamos. Não é uma regra ou lei que determina categoricamente que você jamais vai conseguir um empréstimo com score baixo. Ou seja, pode ficar animado, você poderá sim ter o crédito que precisa.

A questão é que nem toda instituição financeira aceita emprestar dinheiro para pessoas com score baixo. Porém, outras sim. Então cabe a você buscar essas informações com diferentes opções, antes de desistir.

Outro ponto importante aqui é que talvez o seu score não seja baixo para o seu banco, por exemplo, mas para outro seja. Não esqueça que o relacionamento com a instituição também é considerado.

O score baixo para conseguir um empréstimo, também vai interferir nas condições que a instituição financeira vai aplicar para o seu pedido. Isso quer dizer que como o seu score é baixo, ela aceita emprestar o crédito. Porém, vai aplicar juros mais altos para compensar o risco.

Agora um ponto interessante é que algumas pessoas acabam por não se informar sobre o que é score, como funciona e para que serve. Você entendendo essa dinâmica já está alguns passos a frente. O conhecimento para uso do seu dinheiro poderá render bons frutos.

Score baixo: como aumentar para conseguir um empréstimo?

Após as últimas informações você deve estar se perguntando: mas como eu faço para tentar melhorar o meu score baixo e não receber as punições e taxas que a instituição precisa fazer?

Essa realmente pode ser uma opção, apesar de levar um tempo para ser efetiva. Isso porque o seu histórico financeiro será sempre considerado, pelo menos nos últimos 12 meses.

Veja as dicas de como conseguir um empréstimo aumentando o seu score:

  1. Limpe o seu nome no mercado: isso significa quitar as suas dívidas atuais e confirmar que o seu nome não está mais sujo;
  2. Tenha sempre os seus dados cadastrais atualizados: isso evita a desconfiança e gera credibilidade;
  3. Pague todas as suas contas em dia: atrasos em contas, podem parecer bobagem, mas isso reflete o seu comportamento como bom pagador.

5 dicas de como conseguir um empréstimo com score baixo

Se será complicado para você tentar aumentar o seu score ou esperar que o seu histórico seja melhorado, não tem problema. Trouxemos cinco dicas para você conseguir o seu empréstimo com score baixo, e o melhor, on-line:

Estude o valor do seu empréstimo

A dica aqui é que você tenha em mente exatamente qual o seu objetivo e real necessidade para estar pedindo um empréstimo, seja ele com score baixo ou não. Muitas pessoas não fazem essa reflexão e estudo. Assim, acabam pedindo uma quantia que está acima do que realmente consegue se responsabilizar. Ou então o contrário, pedem menos e acabam precisando abrir um novo pedido.

A dica é que o valor do seu crédito não comprometa mais do que 30% da sua renda mensal. Quanto mais realista e de acordo com a sua realidade, mais fácil será uma aprovação de empréstimo com score baixo.

Se você já tem outros empréstimos e dívidas, coloque eles também nesta conta. É importante ter planejamento e organização financeira antes de começar ou continuar qualquer prática de crédito.

Conta bancária própria

Pode não ser a sua realidade, mas muitas pessoas não possuem conta bancária própria e se utilizam de outras pessoas. As instituições financeiras, para avaliar o seu comportamento e risco, precisam que você seja o dono de uma conta.

Bens como garantia

Uma boa forma de conseguir um empréstimo com score baixo é tendo como garantia imóveis e veículos que estão em seu nome. Esse será um trunfo precioso para que os bancos autorizem o seu empréstimo, reduzindo o seu próprio risco.

Se você possui esses bens, avalie um empréstimo com garantia de imóvel ou um empréstimo com garantia de veículo.

Crédito consignado

Outra forma de reduzir os riscos para as instituições financeiras e ajudá-lo a conseguir um empréstimo com score baixo é utilizando o crédito consignado. Ele desconta direto na sua folha de pagamento de salário, o valor mensal acordado em contrato.

Ou seja, você não precisa mais se preocupar em pagar as taxas mensalmente para o banco em questão. Portanto, ele mesmo já recolhe o valor direto da sua remuneração.

É bom saber que, caso você venha a ser demitido ou peça demissão deste local que está sendo creditado o seu empréstimo, o valor total ainda devido poderá ser descontado da sua restituição.

Se você recebe benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também poderá utilizá-lo como crédito consignado.

 

Pesquise as principais opções de empréstimos para quem tem score baixo

A última dica e que nós podemos te ajudar ainda mais é: pesquise as principais opções de empréstimo do mercado. Aqui na Bidu apresentamos essas oportunidades de forma clara, precisa, personalizada e em poucos cliques. Faça uma cotação e conheça o seu empréstimo para quem tem score baixo. 

Solicitar Empréstimo Pessoal

Última atualização em 14/03/2022

Deixe uma resposta