Skip to main content

Saiba como tirar mancha de batom de suas roupas

Por 7 de maio de 2018junho 11th, 2021Residencial e Lazer
imagem de boca com batom ilustrando texto sobre como tirar mancha de batom da roupa

Quem usa batom sabe que não é nada legal quando você está se maquiando e sem querer encosta o batom sua blusa preferida. Ou então resolve trocar de vestido, esquece que já estava com batom e mancha a roupa. Essas duas situações são muito comuns no dia a dia de quem se arruma correndo para ir trabalhar ou ir a uma festa. Mas calma. Existem truques para entender como tirar mancha de batom das suas roupas.

Manchou. O que fazer?

O primeiro passo é não se precipitar e sair colocando qualquer produto. Além de não conseguir tirar a mancha, pode estragar de vez a peça do seu vestuário. Siga nossos passos abaixo e você descobrirá como tirar mancha de batom da sua roupa favorita.

Como tirar mancha de batom

Passo 1 – Quanto antes você retirar a mancha, maiores são as chances de você recuperar o tecido totalmente. Portanto, assim que você perceber que sujou a roupa, pegue um papel toalha ou um pano limpo e seco e retire o excesso sem esfregar. Somente para absorver o máximo do produto possível.

Passo 2 – Em seguida, pegue um detergente de lavar louça, que seja transparente ou branco, e passe na região com batom. Molhe um pouco com água e esfregue com delicadeza para a mancha não se espalhar mais pelo tecido. Enxague e veja se a mancha foi removida.

Passo 3 – Caso o problema não tenha sido resolvido com os procedimentos acima, pegue um pano seco e álcool. Coloque um pouco da solução na tampa. Então coloque o pano atrás da mancha e vá despejando o álcool aos poucos para que a solução vá passando para o outro tecido. Esfregue de leve até a mancha sair.

Passo 4 – Se ainda assim a mancha permanecer, você pode fazer uma mistura que leva sabão em pó e um pouco de água. Aí deixe essa mistura sob o tecido por alguns minutos. Depois coloque a peça de roupa de molho em água morna.

+ Como eliminar traças

Roupa branca

As táticas para saber como tirar mancha de batom podem ser diferentes dependendo da cor da roupa.

O batom é um produto que tem na sua composição óleo, cera e pigmentos. Isso, em alguns momentos, faz com que a sua remoção do tecido seja mais difícil. No caso das roupas brancas, ainda é possível tentar a remoção com miolo de pão, caso a mancha seja recente. Você retira a roupa e vai passando o pão em cima da mancha como se quisesse apagá-la, como um barracha mesmo.

Roupa escura

Se a vestimenta for escura, o seu problema é menor. Dependendo da cor nem vai aparecer. Mas caso a mancha fique evidente, você pode removê-la com spray de cabelo. Sim, aqueles que fixam penteados.

Coloque o spray sob a mancha e, com a ajuda uma escova pequena, como uma de dente que você não usa mais, esfregue até remover o borrão.

Tecidos delicados

Nos casos de tecidos mais delicados, como linho, seda e camurça é necessário todo cuidado para não estragar a peça.

É recomendado utilizar produtos para limpeza a seco para remoção de manchas e logo depois lavar a mão. Caso você não queria arriscar de perder sua roupa leve a uma lavanderia profissional.

Agora que você aprendeu como tirar mancha de batom, pode testar as técnicas e nos contar se deu certo ou não.

Cotação online de Seguro Residencial

+ Como tirar mancha da madeira

+ Ferro de passar da Audi. Você conhece?