Skip to main content

Como saber se hackearam meu Instagram?

Por 1 de novembro de 2022Residencial e Lazer
como saber se hackearam meu Instagram

Ops, chegou a mensagem de erro de senha ao entrar no Instagram. De novo. Desta vez, o perfil está diferente. O que aconteceu? A conta foi, simplesmente, invadida. Ao notar isso, não demore para agir na busca de retomar o controle de seu perfil o mais rápido possível. Espere, mas como saber se hackearam meu Instagram?

A dúvida é comum entre os usuários da plataforma. Por isso, preparamos este artigo para explicar como saber se hackearam meu Instagram, como recuperar a conta, além de medidas para se proteger. Confira!

Cotação online de Seguro para Celular

Afinal, como saber se hackearam meu Instagram?

Na verdade, não precisa ser nenhum grande investigador da internet. Para descobrir se hackearam a sua conta no Instagram, existem alguns sinais que podem indicar uma invasão ao seu perfil. O quê, por exemplo? Desde problemas que aparentam ser corriqueiros, como erro de senha, até postagem de fotos sem o seu conhecimento.

Listamos alguns indícios que podem revelar como saber se hackearam meu Instagram:

  • Acesso indisponível: ao entrar na conta, o usuário é deslogado automaticamente, desautorizando o acesso na plataforma;
  • Erro de senha: mesmo inserindo login e senha adequados, a rede social informa que os dados estão incorretos;
  • Mudança de nome e imagem: o nome do usuário e foto do perfil são alterados sem haver o controle do proprietário da conta;
  • Postagem de fotos: se tiver novas publicações tanto no feed quanto nos stories que não tenham sido realizadas pelo usuário – isso vale também para comentários e mensagens no direct;
  • Novos seguidores: quando há novas pessoas sendo seguidas sem existir o comando do usuário;
  • Link na bio: inclusão de um novo link na biografia do perfil, embora seja um atalho malicioso do invasor na busca de novas vítimas;
  • Alteração na senha: quando chega um e-mail comunicando que houve a “redefinição de senha” de sua conta na plataforma.

Note que há itens nem tão alarmantes à primeira vista, como o acesso indisponível na rede social. Para não haver dúvidas: se três desses sinais estiverem ocorrendo ao mesmo tempo, saiba que há problemas. O Instagram já foi hackeado.

Inclusive, a invasão não é restrita para alguém com muitos seguidores ou, até mesmo, contas que têm postagens em alta na plataforma. Na prática, qualquer pessoa está sujeita a ser hackeada, independente de ser conhecida ou não.

Extra: verifique a atividade de sua conta, o que pode identificar que alguém esteja utilizando o seu perfil. Assim, a hora, o local, e o dispositivo são mostrados nas configurações da conta. Se perceber um acesso incomum, é possível desconectar o suposto invasor.

Ok, agora que já descobriu como saber se hackearam meu Instagram, vamos entender como recuperar a conta invadida.

Como recuperar uma conta hackeada no Instagram?

Caso tenha notado que a sua conta tenha sido hackeada, não entre em pânico. Nem tudo está perdido. É preciso agir o quanto antes para recuperar o seu perfil no Instagram. Como? Há algumas medidas simples para o usuário seguir. Acompanhe:

Verifique o e-mail

Lembra o e-mail cadastrado no Instagram? Pois ele pode ser um importante aliado nesse momento. Procure se chegou uma mensagem da própria rede social comunicando sobre a alteração de login e senha. É comum existir um link escrito: “Se você não alterou seu e-mail, clique aqui”. Isto é um atalho para reaver a sua conta.

Dessa forma, o Instagram irá solicitar uma confirmação de identidade através de um segundo e-mail ou envio de SMS. Pronto, o controle da conta estará de novo com o usuário.

Clique no “esqueceu a senha?”

Como outra opção, acesse a página inicial do Instagram. Em vez de insistir no login, clique no item “esqueceu a senha?” para resolver o problema. A plataforma irá te enviar para outra página pedindo o nome de usuário, e-mail ou telefone cadastrado. Feito isso, siga as instruções e clique em “enviar link de login” que será recebido em seu e-mail.

Importante: se não conseguir utilizar nenhum dos dados pessoais solicitados, existe outro caminho. Neste caso, busque a alternativa “não consegue redefinir sua senha?” para reverter o hackeamento.

Busque suporte do Instagram

Se nenhuma das possibilidades funcionar, não significa game over. Para isso, clique na opção “precisa de mais ajuda?” ou “obter ajuda para entrar” na tela inicial e busque o suporte do Instagram. O usuário será encaminhado a um formulário para explicar o problema com mais detalhes.

Após preencher, marque a opção se possui ou não foto em sua conta para continuar com o processo de recuperação. Se tiver foto, o Instagram pedirá um endereço de e-mail e uma selfie de vídeo virando o rosto em diferentes direções. No entanto, a plataforma não utiliza o reconhecimento facial, mas sim uma análise da identidade.

Se não houver foto, chegará outro e-mail do Instagram com novas instruções.

Como proteger a sua conta do Instagram?

Depois de como saber se hackearam meu Instagram, chegou a hora de estar prevenido a fim de evitar novas invasões em sua conta. Elencamos algumas dicas para evitar passar perrengue com o seu perfil:

  • Faça a ativação da autenticação de dois fatores;
  • Escolhe uma senha forte que tenha caracteres especiais, números e uma mescla  de letras maiúsculas e minúsculas. Indica-se alterar a senha periodicamente;
  • Evite compartilhar dados de sua conta, como login e senha a terceiros;
  • Não esqueça de manter os seus dados atualizados, sobretudo o e-mail;
  • Não clique em links de ofertas ou prêmios tentadores recebidos no Instagram;
  • Tome cuidado para não deixar a senha salva em um computador de uso público;
  • Cancele a permissão de aplicativos menos confiáveis ou suspeitos;
  • Não faça login no Instagram através de páginas não oficiais;
  • Faça a denúncia de qualquer conta que apresente um comportamento estranho na rede social.

Já descobriu como saber se hackearam meu Instagram, não é mesmo? Para estar mais protegido, que tal garantir um seguro para celular? Faça uma cotação de seguro celular com a Bidu, o processo é rápido e fácil. Encontre a melhor proteção e evite passar dores de cabeça com o seu aparelho!

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 01/11/2022

 

Deixe uma resposta