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6 dicas de como parar uma crise de ansiedade ou pelo menos reduzir o desconforto

Por 21 de dezembro de 2022Vida e Saúde
meditação para qualidade de vida

Nessa luta contra a ansiedade você não está sozinho. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil, em 2019, registrou 18,6 milhões de pessoas com ansiedade, resultado que nos coloca em primeiro lugar no ranking mundial.

Os sintomas desse desconforto podem se apresentar de diferentes maneiras e intensidades. Neste artigo, vamos trazer algumas informações e dicas de como você pode minimamente buscar uma sensação melhor  e como parar uma crise de ansiedade.

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Sobre a ansiedade

A ansiedade é uma sensação que afeta o corpo e a mente, a partir das características como preocupações excessivas, nervosismo, sofrimento antecipado e medo.

Existe uma diferença entre a ansiedade comum que temos no dia a dia, em situações que nos desafiam, e a ansiedade patológica que acaba por trazer limitações na nossa rotina, como dificuldade para estudar, trabalhar, se concentrar, agir e outros sofrimentos do corpo e da mente. Nesse caso, na patológica, não necessariamente temos algo atrelado, ou seja, um agente causador.

Entre os sintomas podemos observar:

  • coração disparado;
  • dificuldade para respirar;
  • inquietação;
  • falta de concentração;
  • irritabilidade;
  • fadiga persistente;
  • tensão muscular;
  • obsessão;
  • pensamentos negativos;
  • preocupação excessiva;
  • insônia.

6 dicas de como parar uma crise de ansiedade

É importante começarmos a lista de dicas reforçando que se você tem sentido muito desconforto com os seus sintomas de ansiedade, a melhor ajuda é buscar apoio profissional. Psicólogos, terapeutas e psiquiatria, são as pessoas que melhor poderão orientá-lo nesse desafio.

Técnicas de relaxamento

Pode parecer difícil encontrar uma forma de relaxar, mas é necessário tentar. Prepare um ambiente tranquilo, deite, feche os olhos e escute uma música calma. Agora concentre-se apenas na música e na sua respiração.

Se você tem facilidade para praticar a meditação, esse é um bom momento. E se você tem conhecimento de técnicas de respiração da yoga, aproveite para utilizá-lo agora também.

Tenha pensamentos positivos

A tendência é que a ansiedade nos leve para um lugar de defesa muito grande, cheio de pensamentos negativos e catastróficos. É como se tudo pudesse dar errado, antes mesmo de acontecer.

Eleve os seus pensamentos para lembranças boas, crie ideias edificantes e afaste todos os problemas que te rodeiam.

Pratique atividades físicas

Uma forma de prevenir ou até de parar uma crise de ansiedade é você praticar atividades físicas. Diferente do que alguns pensam, esse tipo de ação vai contribuir não só para o seu bem-estar físico, como também o emocional. 

Ao praticar um esporte ou movimentar o corpo nesse sentido, o seu corpo vai liberar hormônios da felicidade, como a dopamina, endorfina e serotonina, que vai te dar disposição e alegria.

É importante que você mantenha as atividades físicas regularmente, assim a prevenção será ainda mais eficaz.

Organize as suas tarefas

A organização da sua rotina vai te ajudar a sair de um estado de confusão e incapacidade. É aquela sensação de “tenho muita coisa para fazer”, “tenho pouco tempo para fazer tudo”.

Se você tiver uma lista diária das suas obrigações e atividades, e organizá-las inclusive por prioridade, a sensação de bem-estar e de que está tudo sob controle será maior.

Priorize o seu sono

Dormir bem ajuda a relaxar e a trazer mais disposição para as atividades do dia a dia. Busque organizar o seu local de dormir, para que seja um ambiente tranquilo e revigorante, e crie uma rotina de sono, com horários pré-definidos para dormir e acordar.

Estreite os seus laços sociais

Sabemos que não são todas as pessoas que nos deixam relaxadas e felizes, faz parte convivermos com as dificuldades nas relações sociais. Mas, é muito importante, manter um ciclo positivo de encontros, para que você tenha conversas alegres e felizes, e sinta-se sempre amado e acolhido.

Dica extra de como parar uma crise de ansiedade

A dica que a Bidu pode também incluir nessa lista é que você busque ferramentas que vão deixar a sua rotina e o seu futuro mais seguros.

Aqui você pode fazer uma cotação on-line e gratuita das nossas opções de seguro de vida.

Essa apólice vai trazer, entre outros benefícios, uma proteção financeira para a sua família por algum incidente que acontecer a você, e também apoio para outras questões como despesas médico-hospitalares, indenização para tratamento de doenças graves, como câncer e acidentes vasculares, reembolso por gastos referentes a ocasião de invalidez permanente ou temporária.

O mais importante é você saber que nunca está sozinho e buscar as ferramentas necessárias para conseguir ter apoio durante uma crise de ansiedade, e em todos os momentos da sua vida.

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Última atualização em 21/12/2022

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