Skip to main content

Como instalar olho mágico na sua casa

Por 28 de novembro de 2017junho 14th, 2021Residencial e Lazer
como instalar olho mágico

O olho mágico é um dos sistemas de segurança e privacidade residencial mais antigos e simples que existem. Geralmente a forma como instalar olho mágico em portas de entrada de casas apartamentos é simples.

O dispositivo nada mais é do que uma lente que transpassa a porta. Assim, permite que o morador da casa ou apartamento visualize quem toca a campainha. O olho mágico é prático e bastante eficiente para identificar visitas indesejadas.

Muitos apartamentos já vêm com o dispositivo instalado na porta, mas caso o seu não tenha e você deseje instalar, não se preocupe. O processo é rápido e bastante em conta. Vamos te ensinar como instalar olho mágico na sua casa.

Cotação online de Seguro Residencial

Como instalar olho mágico

Caso você não queira contratar um profissional para fazer o serviço e prefira tentar fazer você mesmo, acompanhe o passo-a-passo a seguir:

  • Tenha a medida correta

O olho mágico precisa estar na altura dos olhos do morador ou de uma pessoa com estatura média. Portanto, meça a altura em que o furo deverá ser feito, em torno de 1,70, por exemplo. Dependendo da altura dos moradores do apartamento, essa medida pode variar para mais ou para menos.

  • Marcações

Marque com um lápis a altura escolhida para o olho mágico nos lados interno e externo da porta.

  • Fure

Utilize uma broca, de preferência de 1,3cm de espessura, para fazer o furo. Na parte interna, siga com a furadeira até metade da espessura da porta. Depois, na parte externa, repita o procedimento até abrir um pequeno túnel. Esse procedimento cuidadoso é importante para evitar que a porta sofra rachaduras e fissuras na madeira.

  • Instalando o olho mágico

Desmonte a peça do olho mágico e instale a parte externa indicada na face de fora da porta. Segure e encaixe o cilindro pelo lado de fora. Já a lente vai pelo lado de dentro.

  • Limpeza

Depois de feito o serviço, limpe o pó gerado pelo procedimento. Passe também um pano com álcool na lente do olho mágico.

O olho mágico tradicional pode ser encontrado em lojas especializadas em equipamentos de segurança. Ele é barato: é possível encontrar opções por R$4,90 até R$12.

Como instalar olho mágico eletrônico

Com o passar do tempo, as tecnologias da segurança residencial foram evoluindo. Assim surgiram novas opções, como o olho mágico eletrônico (ou digital, como também é conhecido).

Trata-se de um sistema composto por câmera ou uma lente especial e visor com tela de LCD. A instalação da lente é feita da mesma maneira que o cilindro do olho mágico analógico. Um pequeno monitor é fixado atrás da porta e permite uma visualização nítida e muito mais ampla de quem está chegando à sua porta. Com o ângulo mais ampliado, é possível, por exemplo, enxergar pessoas eventualmente abaixadas. Ou ainda escondidas em ângulos que o olho mágico tradicional não alcançaria.

Mas, se você ainda gostaria de aumentar a proteção à sua residência, conheça o seguro residencial. Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor proposta que atenda as necessidades da sua família!

Aqui também te damos algumas dicas de como evitar roubos e furtos na sua casa.

Cotação online de Seguro Residencial