Skip to main content

Como escolher cores para pintar a casa? 4 dicas para não errar

Por 16 de maio de 2024Residencial e Lazer
organizar a casa arrumar a casa como escolher cores para pintar a casa

As cores de uma casa podem refletir a personalidade dos moradores e também causar um grande impacto de sensações nos ambientes. 

Por isso, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher as cores para pintar a casa, mas, neste artigo, vamos te dar quatro dicas para você não errar nessa escolha e uma dica extra de algo que pode te ajudar na missão de pintar a casa! Vamos ver em detalhes como escolher cores para pintar a casa.

Cotação online de Seguro Residencial

Como escolher cores para pintar a casa

Tão importante quanto a decoração de um ambiente, as cores desse espaço também ditam a percepção e as emoções, segundo a psicologia das cores. 

Neste contexto, veja as nossas dicas de como escolher cores para pintar a casa e criar cômodos harmoniosos e ideais para a convivência. 

Qual a finalidade do espaço?

Antes de começar em como escolher cores para pintar a casa, pense na funcionalidade e finalidade que esse espaço representa na casa. 

Quais são as sensações que o ambiente precisa gerar e como ele será utilizado pelos moradores. 

Para ajudar você a pensar veja essas pequenas descrições considerando a psicologia das cores:

  • Quarto: esse ambiente pede cores que promovam descanso e também relaxamento. Tons mais suaves e neutros podem ser mais favoráveis.
  • Sala: para escolher a cor da sala considere que ali você irá viver tanto momentos de relaxamento quanto momentos de descontração recebendo visitas ou se reunindo com a família. Cores divertidas são bem-vindas. 
  • Banheiro: na mesma linha, o banheiro pede um ambiente tranquilo e que remeta a limpeza, então, o ideal é investir em cores claras e que deem mais amplitude. 
  • Cozinha: energia, criatividade e muito sabor envolvem esse ambiente. Vale a pena investir em cores vibrantes que estimulem todos esses aspectos.
  • Escritório: no escritório a palavra de ordem é tranquilidade e concentração, por isso, vale investir em tons mais neutros.   

Iluminação 

Para saber como escolher cores para pintar a casa, é preciso considerar também a iluminação natural e artificial que aquele ambiente e as paredes recebem. Conforme a incidência da iluminação muda, a cor vai variar também, por isso fique atento. 

Amplitude e dimensão

Tons claros ajudam a criar uma ideia de maior amplitude do espaço, o que ajuda muito quando o cômodo é pequeno, enquanto cores escuras trazem uma sensação de conforto, ideal para ambientes de descanso ou de lazer.  

Decoração e as cores

As cores que você pinta a sua casa também podem fazer parte da decoração desses espaços. Por isso, na hora de pensar a decoração do ambiente veja como as cores podem favorecer ainda mais a sua proposta.  

Dica extra! 

A dica extra é que você pode usar o seu seguro residencial para colocar em prática tudo isso que você aprendeu aqui. Isso porque é possível incluir como cobertura alguns tipos de serviço e de assistência como o de pintura.

Ou seja, além de escolher as cores para pintar a casa, você consegue ter apoio profissional para deixar tudo perfeito. 

Para contratar um seguro residencial com esse tipo de cobertura e tantas outras que vão ajudá-lo a proteger o seu patrimônio, faça uma cotação on-line e gratuita aqui na Bidu

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em: 16/06/2024

Deixe uma resposta