Skip to main content

Closet em casa: dicas para ter um no seu quarto

Por 11 de janeiro de 2017abril 16th, 2021Residencial e Lazer
Closet em casa

Você gostaria de ter algo em casa que ainda não tem? Como ter um bar em casa, ou montar um salão de jogos.

Bom, se o seu sonho é ter um closet em casa para chamar de seu, fique sabendo que ter um não é complicado. No entanto, é imprescindível a orientação de um arquiteto para que erros incorrigíveis não atrapalhem a circulação no quarto nem passe aquela sensação de “apertamento improvisado”.

A primeira coisa a se definir é: tenho espaço suficiente no meu quarto? Tenho um cômodo que pode ser transformado em closet? Realmente preciso de um closet? Respondidas as perguntas positivamente, é hora de pensar de forma prática. E não se preocupe: é possível ter closet em quarto pequeno.

Um bom marceneiro nessa hora pode se tornar o melhor amigo do seu closet, já que ele poderá desenvolver as peças no tamanho perfeito para o espaço disponível com qualidade funcional e estética. Mas você pode optar por móveis prontos também. Veja aqui se é melhor escolher móveis planejados ou móveis prontos.

Proteja o seu closet e toda a sua casa

Tenha um seguro residencial e proteja toda a sua casa contra incêndio, explosão, queda de raio e muito mais! Faça agora uma cotação de seguro residencial online. Começar minha cotação >>

Dicas para construir closet em casa

O closet ideal não tem um tamanho fixado. Ele deve ser desenvolvido sob medida e de acordo com as suas necessidades. Algo imprescindível é que o closet tenha:

– espaço livre para circulação e movimentação

– boa iluminação (de preferência com luzes de LED, que não esquentam e economizam energia)

– Vãos abertos para manter as roupas, acessórios e calçados com boa ventilação, mantendo longe os fungos, umidade e mofo. Por isso, nem pense em manter portas e gavetas fechadas.

– Ventilação suficiente e agradável (poderá ter um ar condicionado instalado – veja como escolher ar condicionado).

Decoração com espelhos grandes e que proporcionem uma visão ampla.

– Disposição organizada de compartimentos adequados para calças, camisas, vestidos longos, acessórios, joias e sapatos.

– Pintar o closet de branco / cores bem claras ajuda na iluminação e remete a atenção para o que realmente interessa: o que está lá dentro. Ter um espaço clean e agradável é essencial para não causar desconforto visual.

Lembre-se que um closet é muito mais que um luxo. É um espaço projetado para conservar suas roupas por mais tempo, sem deformar nem amassar, dando uma vida longa e bem valorizada a todas as peças.

Se você não possui o investimento necessário para construir um closet, há soluções mais em conta. Sabe aquele quartinho da bagunça ou a despensa que nunca é usada? Então, esses espaços podem ser transformados em closets com uma boa limpeza e reforma básica. Uma pintura adequada e a instalação de prateleiras e nichos diretos na parede podem ser uma ótima solução econômica para o closet dos seus sonhos.

A criatividade aqui pode ser a sua melhor parceira na hora de criar seu próprio closet.

Depois de construir seu closet em casa, não esqueça de contratar seguro residencial. Assim, não só o closet mas todos os cômodos estarão cobertos em caso de algum imprevisto.

Quer mudar mais a sua casa? Veja nossas dicas para dividir cômodos sem paredes e como aplicar adesivos de parede.

Veja também:

+ Como fazer um closet

+ Como arrumar os documentos

+ Conheça o sistema automático de plantas