O que vale mais a pena investir: casas novas ou antigas?

Por 11 de janeiro de 2021Residencial e Lazer
casas novas ou antigas

Tá procurando uma casa? Que ótima notícia! Sinal de que conseguiu economizar uma graninha extra para dar esse passo. Entretanto, independente de comprar ou alugar um imóvel, é essencial que conheça bem o lugar. Por isso, você sabe o que mais vale a pena investir, casas novas ou antigas?

Então, para ajudar, listamos as vantagens e desvantagens de escolher casas novas ou antigas. Confira! 

Cotação online de Seguro Residencial

Quais são as vantagens de escolher casas novas ou antigas?

Certo. Vamos entender quais são os benefícios de se investir em casas novas ou antigas? Assim, te ajudamos a conhecer melhor as particularidades de cada uma. 

O objetivo é você fazer uma mudança de imóvel sem arrependimentos. Portanto, você deve estar convicto que encontrou a casa certa. 

Elencamos cada item explicando as vantagens. Acompanhe: 

Vantagens de casas novas

Se você está em dúvida entre casas novas ou antigas, vamos ver algumas características de casas novas.

Estilo moderno

A arquitetura é um ponto positivo por ser um estilo moderno e atualizado com as últimas construções. Isso significa uma estética agradável e talvez uma adaptação mais rápida ao lugar. 

Casas novas usam cores distintas (mas sem exagerar), vidros, além de formas irregulares. 

Elas oferecem espaços úteis às necessidades atuais. Como uma área de lazer considerável, se houver uma família grande. Da mesma forma, também ambientes como um escritório, por exemplo. 

Fora que, nos últimos anos, cada espaço é analisado por um ou mais especialistas. Eles estão sempre em busca de proporcionar maior comodidade aos moradores. 

Decoração

Um ambiente clean, mais leve e sem tantos móveis. Como não gostar?

A decoração evita tantos objetos e mobílias desnecessárias. Assim, auxilia no espaço e permite uma flexibilidade ao proprietário para deixar a casa do seu jeitinho. 

Não só isso. No geral, os móveis atuais são mais funcionais, adaptáveis e podem ser menos espaçosos. Práticos e contemporâneos, ideais para a decoração de uma casa nova. 

+ 10 dicas para decorar casas pequenas gastando pouco

Tecnologia

Sem dúvida, estar conectado com a tecnologia é outro aspecto de uma casa nova. Como assim? Simples. O ambiente se adapta aos últimos avanços tecnológicos disponíveis às residências. 

Desta forma, deixa a casa mais segura, moderna e atualizada. Isso facilita o cotidiano dos moradores. 

Isso acontece com dispositivos como alarmes. luzes ativados por sensores, aparelhos ligados à internet, entre outros. 

Já casas de alto padrão, têm painéis solares como forma de geração de energia elétrica, além da automação residencial. 

Vantagens de casas antigas

Ainda na dúvida sobre casas novas ou antigas? Será que casas antigas são sua praia? Vamos ver algumas características.

Espaço

Uma diferença entre casas novas ou antigas é o espaço interno.

Nas antigas, projetadas em outros tempos, os espaços são bem mais amplos. Eles foram idealizados para oferecer um conforto às famílias maiores. Lembra uma novela de época, certo? 

Inclusive, os espaços eram construídos com uma metragem maior. Assim, as portas e janelas são extensas, e pé-direito alto. 

Além disso, os terrenos são mais largos em comparação aos atuais. Isso permite a criar ambientes externos, a exemplo de quintais e jardins

Caso esteja procurando uma casa espaçosa, com área verde e que comporte muitas pessoas, uma casa antiga pode ser a escolha correta. 

Qualidade da estrutura

A estrutura de uma casa antiga é muito diferente do que a de uma casa nova. Porém, isso não significa que seja um problema.

Pelo contrário, os materiais usados na construção eram mais resistentes. Com isso, permanecem em bom estado por bastante tempo. 

Outro detalhe: as paredes são mais espessas. O que leva ao imóvel ser mais silencioso. Ele evita os barulhos que costumam vir dos vizinhos. Situação oposta aos dias de hoje, quando as paredes são mais finas e sujeitas a mais ruídos. 

Isso sem falar no charme de morar numa casa antiga. Com acabamentos rústicos ou provençais, piso em madeira maciça. A elegância e originalidade de uma casa antiga é um tanto peculiar. 

Ainda que seja reproduzida em outros imóveis, nada substitui a qualidade dos materiais legítimos construídos numa casa antiga. Já que, infelizmente, não são mais encontrados no mercado. 

Valor

Sim, o preço de uma casa antiga é, geralmente, mais acessível em comparação com o valor de uma casa nova. 

O fato de ser um imóvel construído há algumas décadas e não contar com a mesma estrutura de construções recentes, diminui o seu valor. 

Além disso, a hora da negociação também impacta na queda do preço. Casas antigas costumam ser vendidas diretamente pelos proprietários. Não existe um intermediário no negócio.

Aliás, até as condições de pagamento podem ser acertadas de forma mais flexível.  

Boa localização

Outra vantagem para se investir numa casa antiga: a localização.

Casas antigas costumam estar em regiões centrais ou naqueles bairros mais tradicionais. O melhor? São cercados de comércios, bancos, escolas, clínicas, entre outros lugares. 

Com uma urbanização consolidada, o morador ganha em acessibilidade e, sobretudo, tempo de deslocamento aos locais prioritários.

Deste modo, pode conseguir economizar combustível e evitar as dores de cabeça do trânsito. 

E quais as desvantagens de se investir em casas novas ou antigas?

Chegou a hora de conhecer o outro lado da moeda. Quais seriam os pontos negativos de escolher casas novas ou antigas? Saiba:

Desvantagens de casas novas

Preço

Já sentiu a dor no bolso? Pois é. Investir numa casa nova não é mole. São imóveis mais valorizados por conta do seu estilo moderno e arquitetura correspondente ao que é mais atual. 

Além disso, existe uma série de fatores que levam ao aumento do preço, tais como:

  • Localização;
  • Negociação e burocracias;
  • Além da flutuação do valor pelo momento econômico. 

Vale lembrar um ponto se preferir morar numa casa dentro de um condomínio. Não esqueça que novos custos vão surgir pelo caminho. 

Esteja consciente e prepare-se para comprar ou alugar uma casa nova. Nada de criar novas dívidas a longo prazo, ok?

Localização afastada

Desta vez, a história se inverteu. Com o excesso de imóveis nas principais regiões das cidades, não houve outra alternativa. Casas novas são construídas em locais mais afastados. São mais distantes do comércio em geral. 

Resultado? Ao mesmo tempo que existe um sossego e calmaria, também causa uma maior locomoção dos moradores aos lugares básicos. Portanto, ir ao supermercado ou passar ao banco tornam-se práticas mais demoradas pelo trajeto. 

Falta de espaço

Neste caso, casas novas são projetadas para se adequar a realidade que vivemos. Ou seja, normalmente com famílias menores e uma redução no interior da residência. 

Os ambientes, aliás, atualmente mais personalizados conforme às nossas necessidades.  

Leva-se em consideração que muitas pessoas não ficam a maior parte do tempo em suas casas. Assim, ajustam os cômodos somente para o essencial. 

Desvantagens de casas antigas

Reforma e manutenção

Estamos falando de uma casa com uma certa idade. Então, pode ser necessário fazer uma reforma.

Embora a estrutura possa ser de qualidade e duradoura, há muitos detalhes que merecem a nossa atenção ao mudar para uma casa antiga. Listamos alguns exemplos: 

  • Rede elétrica. Você pode ter que fazer alteração nas tomadas. Os aparelhos atuais são mais potentes do que eram os passados. Além disso, casas antigas não têm tantos pontos de tomadas; 
  • Tubulação. É possível que haja tubos de aço galvanizados e corroídos com o tempo. É vital que seja avaliada a instalação hidráulica; 
  • Telhado. Outro item desgastado com o passar das décadas. Fora que não deve haver uma vedação à prova d’água; 
  • Pisos. Aqueles conhecidos pisos de tacos de madeira são facilmente vistos nas casas antigas. O risco deles se descolarem e causarem acidentes não é pequeno. Vale não bobear e fazer a troca do piso; 
  • Infestação de pragas, como cupins no forro. 

Você deve contar com a ajuda de um profissional especializado na reforma. Siga um planejamento de acordo com a sua realidade financeira. Portanto, faça uma análise criteriosa da estrutura antes de começar a obra. 

Como falamos anteriormente, casas antigas têm materiais quase insubstituíveis hoje em dia. Entre eles estão tetos de madeira ou de gesso.

Além disso, cozinha e banheiros são ambientes que evoluíram. Eles necessitam de uma renovação para atender às novas tecnologias. 

Ou seja, não tem jeito. Fazer uma reforma é imprescindível para deixar a casa nas melhores condições possíveis para se morar. O que leva a mais gastos e obrigação de separar uma verba destinada a essa etapa. 

+ Saiba como fazer um planejamento financeiro para o futuro

Tombado

O imóvel pode ser considerado histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É uma construção especial e deve existir um cuidado redobrado antes de começar a reforma. 

O ideal é consultar a prefeitura de sua cidade para tirar a dúvida sobre o tombamento. Caso exista, há restrições para que as características da casa antiga não sejam alteradas.

O órgão que tombou a casa fica responsável por aprovar qualquer mudança no imóvel. Vale procurar o Poder Público para não se decepcionar depois. 

Importância do Seguro Residencial em casas novas ou antigas

Prefere casas novas ou antigas?

Independente de qual for, garantir a proteção do seguro residencial é fundamental. 

O seguro residencial funciona como um apoio em diversas situações desagradáveis. Ele ajuda a evitar maiores prejuízos ao bolso do proprietário. 

Com a contratação do seguro residencial, a cobertura básica é assegurada. Ela indeniza o dono do imóvel em casos de incêndio, explosão ou queda de raio.

Fora isso, o segurado pode escolher um vasto leque de coberturas adicionais.  Assim personaliza o seguro conforme o seu perfil e suas necessidades. 

Outra garantia confirmada ao fechar o seguro residencial é o pacote de assistências 24h. Vale para casas novas ou antigas. Uma série de serviços está disponível aos moradores, como chaveiro, eletricista e encanador. 

Já sabe se o seu estilo é mais voltado às casas novas ou antigas? Então, agora você pode encontrar o seguro residencial que deseja para entrar na residência nova com o pé direito. Proteja você e sua família com o seguro residencial da Bidu Corretora! 

Última atualização em 11/01/2021

 

Leave a Reply