Skip to main content

Você conhece as casas em container?

Por 7 de outubro de 2022Residencial e Lazer
casas em container

Com o passar dos anos vemos novas formas de se hospedar e até mesmo de morar surgirem. Arquitetura, criatividade e sustentabilidade caminhando juntas em projetos que transformam a nossa forma de expressar.

As casas em container, também chamadas de estruturas modulares, são uma dessas possibilidades de dar um novo desenho ao que conhecemos como lar.

Neste artigo vamos apresentar mais informações sobre esses espaços para que você possa ganhar conhecimento e, quem sabe, até se inspirar para viver uma experiência assim.

Cotação online de Seguro Residencial

A história da casa em container

Um breve resumo histórico sobre as casas em container nos leva aos anos 50 e ao  norte-americano Malcom McLean (1913-2001). McLean vendeu a sua empresa de transportes de caminhões para entrar no ramo da navegação e testar o seu novo projeto: um container.

Depois de diversos testes, McLean chegou ao modelo mais padrão que conhecemos hoje, com variações de tamanho, um protótipo muito seguro, empilhável, resistente e que era fácil de carregar e descarregar.

O desafio agora era modificar navios para que pudessem suportar o transporte de diversos desses containers entre portos nos Estados Unidos da América.

McLean não sabia, mas ele revolucionou a nossa forma de transportar cargas e, já nos anos 70, ele possuía mais de 36 embarcações e 27 mil containers.

 

As casas em contêineres vieram em seguida, a partir de manifestos artísticos e arquitetônicos, como o projeto do arquiteto australiano Sean Godsell, em 1985, e o seu Future Shack (em tradução livre “futuro barraco”). Ela era considerada uma construção mais sustentável pelo reuso de material e a facilidade de limpeza.

Como são casas em container?

Uma casa container é sinônimo de menos impacto ambiental. Ela é feita a partir de uma caixa de aço e fibra ou alumínio reutilizados. A sua estrutura é forte e bem projetada, resistente ao sol, à chuva e até mesmo ao fogo.

E o melhor: ao aproveitar uma estrutura de container já pronta, você evita o descarte inadequado no meio ambiente.

O tempo de construção ou de adaptação desse espaço também é uma outra vantagem e economia, pois por ser um modelo modular e fixo, você demora menos tempo para compor e finalizar o trabalho necessário.

Quais são os tipos de casas em container?

Para uso em construção há duas possibilidades, o container dry e o reefer. Sendo o dry uma opção mais utilizada e que exige um trabalho acústico e térmico, e o reefer um modelo mais estruturado, pois é originalmente utilizado em transporte de cargas congeladas, com isso, uma opção mais cara também.

Quanto custam casas em container?

O custo das casas em container vai depender muito dos ajustes que serão necessários para adaptá-lo a uma residência, e também pelo tipo, como vimos anteriormente.

De toda forma, se quisermos comparar com construções mais tradicionais, como casas e apartamentos, já conseguimos identificar a economia logo, pois uma casa container requer menos mão de obra e menos tempo.

Usos da casa container

Na verdade, se você não quer ainda sair do conforto da sua residência mais tradicional, não se preocupe. Há outras formas de você viver essa experiência.

Muitas pessoas fazem as casas em container, como as suas opções de lar de férias, verão, etc. O custo é reduzido e permite que você de tempos em tempos tenha o contato com um lar diferenciado.

Outra opção é você alugar espaços assim, e não é complicado, há plataformas digitais de aluguel de imóveis terceirizados, como o Airbnb, que tem inclusive um filtro para que você possa visualizar exatamente quais opções de casas em contêineres estão disponíveis.

Uma outra sugestão de uso de contêineres é você projetar o seu negócio, escritório, comércio e outros fins, nessas estruturas modulares. Sem dúvidas, vai ser algo muito interessante para quem frequentar e também para quem trabalha.

Seguro residencial para casa em container

Agora que você se interessou por uma casa em container, deve estar se perguntando: será que consigo proteger esse tipo de patrimônio?

E a resposta é que grande parte das seguradoras disponíveis no mercado já aceitam fazer seguro residencial para casas em contêineres. É uma modalidade recente que veio justamente para atender a essa movimentação do mercado.

Para esse tipo de residência a apólice pode funcionar da mesma forma e com as mesmas coberturas oferecidas para construções de alvenaria, mas é preciso que você avise a empresa dessa informação para constar em contrato.

Por fim, vale lembrar que aqui na Bidu você pode fazer uma cotação, on-line e gratuita, e contratar o seu seguro residencial para casas em contêineres. Em alguns cliques o seu novo estilo de vida, mais criativo e sustentável, estará protegido.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 07/10/2022

Deixe uma resposta