Skip to main content

Existe diferença no Seguro Residencial para uma casa de madeira e de alvenaria?

Por 2 de março de 2022Residencial e Lazer
casa de madeira

Já pensou comprar uma casa de madeira? Não, não falamos daquela clássica do quintal voltada às crianças. Mas, sim, um imóvel para ser habitado por sua família, seja na cidade ou no campo. E será que uma casa de madeira contaria com a proteção de um seguro residencial?

Para esclarecer, listamos as vantagens e desvantagens de uma casa de madeira e de alvenaria, além de falar sobre a diferença entre ambas no seguro. Acompanhe!

Cotação online de Seguro Residencial

O Seguro Residencial cobre uma casa de madeira?

Sim, o seguro residencial cobre uma casa de madeira. No caso, a seguradora chega a avaliar as condições de conservação da residência e a quantidade de madeira utilizada na construção. Mas isso não impede que haja a aceitação do seguro para garantir a proteção.

Igual à casa de alvenaria, o seguro da casa de madeira tem um custo que não chega a ultrapassar 1% do valor de reconstrução do imóvel. Entre os itens que a seguradora utiliza para definir o preço do seguro, estão:

  • Valor do imóvel;
  • Valor da indenização;
  • Quantidade de coberturas;
  • Franquia;
  • Tipo do imóvel;
  • Equipamentos de segurança, entre outros.

Agora vamos conhecer melhor as vantagens e desvantagens de uma casa de madeira.

+ O Seguro Residencial aceita casas mistas?

Quais são as vantagens de uma casa de madeira?

Elencamos alguns benefícios de se ter uma casa de madeira. Confira:

Custo baixo

Sim, como não possui tijolos, cimento, tintas, entre outros materiais comuns nas casas de alvenaria, o seu custo acaba sendo mais baixo na hora da construção. A estrutura da residência, inclusive, é bem mais leve numa casa feita de madeira. Isto é, o preço pode chegar a ser 60% mais barato do que em casas de alvenaria.

Aconchegante

Busca um lugar para chamar de seu? Pois saiba que a casa de madeira oferece uma sensação de aconchego e acolhimento às pessoas. Além de ser mais rústica, a madeira é quente e faz alusão ao campo e à natureza, proporcionando um ambiente mais caloroso.

Mesmo que seja encontrada com maior frequência nas zonas rurais e no campo, não deixa de ser uma aposta interessante para a área urbana.

Isolamento térmico

Conhecida por ser um bom isolante térmico, a madeira possibilita que a residência mantenha-se a uma temperatura neutra. Ou seja, nem tão quente no verão, nem tão fria no inverno, ideal para agradar diferentes públicos. Além disso, a estrutura gera um acústico natural aos moradores.

Tempo de construção

Pensou que iria demorar? Nada disso. O prazo para a construção de uma casa de madeira é bastante rápido se comparado com uma de alvenaria. Em poucos meses, é possível ver a estrutura erguida e pronta para ser habitada. Se for utilizada com madeira de boa qualidade, outro ponto positivo: pode ser bastante durável, desde que tenha o tratamento apropriado.

E quais seriam as desvantagens de uma casa de madeira?

Agora vamos ver o outro lado da moeda, as desvantagens que uma casa feita de madeira gera ao proprietário do imóvel. Acompanhe:

Riscos

Sim, uma residência de madeira fica mais vulnerável a riscos externos. Quais? Certos desastres naturais, como enchentes, vendavais, deslizamentos e, também, incêndios. A estrutura pode não proporcionar a estabilidade e força para aguentar uma condição climática adversa ou incidente.

A infestação de cupins e outros insetos é uma dor de cabeça preocupante quando se trata de uma casa de madeira. Outra atenção: não deixar criar mofo no ambiente. Por isso, vale se atentar aos cuidados básicos na busca em conservar o local por mais tempo.

Construção com mão de obra especializada

Já que não seria uma construção comum, é necessário encontrar uma mão de obra especializada, o que pode sair um pouco mais caro. Não somente isso, o passo inicial, da arquitetura e estrutura, deve ser feita com um profissional capacitado nesse tipo de imóvel. Isto pode não ser tão simples de achar, a depender da região onde morar.

Manutenção

Pensando na durabilidade da casa, a manutenção deve ser feita de tempos em tempos. Por exemplo, indica-se passar verniz na parte externa de quatro em quatro anos. Fora que o solo do terreno deve receber um tratamento para afastar a propagação de insetos. Mas nem tudo é notícia ruim. Os reparos costumam ser mais baratos do que em casas de alvenaria.

Casa de alvenaria: conheça os benefícios

Mais tradicionais, quais seriam as vantagens de uma casa de alvenaria? Para explicar, listamos alguns itens. Veja:

Facilidade na construção e mão de obra barata

Por ser a obra de residência mais comum, encontrar os materiais necessários para a construção é bem mais simples.

Isso impacta em outra facilidade: achar mão de obra para levantar uma casa de alvenaria, tarefa mais frequente e corriqueira numa obra. À procura de profissionais garante um custo mais barato ao proprietário do imóvel.

Mais resistente

Lembra do perigo dos cupins? Aqui, esse problema é amenizado pela estrutura da casa ser constituída de tijolos. Uma casa de alvenaria consegue oferecer maior proteção às intempéries, como uma tempestade ou tornado. Se construída com material de boa qualidade, estima-se que a residência dure por muitos anos, desde que bem cuidada.

Imóvel mais valorizado

Caso tenha uma propriedade que pensa em alugar ou vender, uma casa de alvenaria é uma ótima alternativa. A manutenção, bem como a mudança no layout da residência, é mais viável do que uma casa de madeira. Este tipo, aliás, possui regulamentações na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), gerando mais segurança a todos envolvidos.

E não se pode esquecer que falamos do imóvel mais popular, sobretudo nas regiões urbanas. Isso tudo contribui para ter uma casa mais valorizada. Portanto, facilita para se negociar e conseguir um preço justo pela propriedade.

Quais são as desvantagens de uma casa de alvenaria?

Certo, chegou o momento de conhecer os contras de se adquirir uma casa de alvenaria. Confira:

Mais materiais, mais caro

Em geral, a obra de uma casa de alvenaria provoca a necessidade da compra de muitos materiais, como pilares, vigas, vergas e lajes. Pensou na dor no bolso? Pois é, encontrar vários materiais de qualidade assegurada gera um custo maior ao futuro morador. Fora que a manutenção, inevitavelmente, vai ser mais cara do que uma casa de madeira.

Tempo maior na construção

A obra atrasou? Esta frase, praticamente um clichê, não é à toa. Um simples erro na construção ou na reforma pode causar uma demora inesperada na conclusão do serviço. O acabamento também necessita de um período maior para ser finalizado.

Quanto mais tempo durar, mais dinheiro será investido em materiais e mão de obra. Esteja preparado para esperar e planejar direitinho os gastos.

Outro aspecto para se levar em consideração: problemas vão surgir com o tempo. Seja uma rachadura, tijolo danificado ou infiltração, o custo para a correção pode acarretar em um conserto maior do que o esperado. Por isso, vale identificar o dano o quanto antes para não se tornar algo maior no futuro.

Afinal, há diferença no Seguro Residencial entre casa de madeira e de alvenaria?

Sim, existe diferença no seguro residencial para uma casa de madeira e de alvenaria. Como a proteção varia conforme o tipo de imóvel, uma residência feita de madeira tem um custo mais caro no seguro do que uma de alvenaria.

O motivo? A seguradora entende que há uma chance maior de ocorrer um sinistro numa casa de madeira por ser mais frágil. Como visto, um incêndio ou vendaval pode causar uma destruição de grandes prejuízos à residência de madeira.

Por isso, empresas que vendem e montam casas de madeira são obrigadas por lei a disponibilizar cinco anos de garantia na eventualidade de problemas estruturais.

Por outro lado, uma casa de alvenaria oferece uma maior resistência à estrutura, sendo mais em conta no prêmio do seguro residencial.

Já conheceu mais sobre casas de madeira e de alvenaria, que tal fazer uma simulação de um seguro residencial? Com a Bidu, você encontra o seguro mais adequado ao seu imóvel e com as coberturas mais benéficas à sua realidade!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 02/03/2022

Deixe uma resposta