Skip to main content

Por que ter teto solar em casa?

Por 24 de outubro de 2022Residencial e Lazer
casa com teto solar

Você sabia que o potencial solar do Brasil é considerado um dos maiores do mundo?

Pois é, o nosso País tem enorme potencial para produzir energia solar, sendo que a área que vai do Nordeste ao Pantanal reúne as principais condições para ampliar a capacidade produtiva, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, que reúne informações do trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e pesquisadores de instituições do Brasil.

Mesmo diante de um cenário favorável, o País não está entre os mais adeptos à instalação da energia fotovoltaica para alimentação do comércio, da indústria e dos lares brasileiros.

Mas por que será que com tamanho potencial não contamos com esse recurso natural? Afinal, vale ou não vale a pena fazer essa adaptação no imóvel e ter casa com teto solar?

Cotação online de Seguro Residencial

Casa com teto solar: como funciona e tipos à disposição

Primeiramente, vale saber o que é um sistema de energia fotovoltaica. Trata-se de um sistema que permite a geração de luz elétrica por meio da luz solar.

Dito isso, é importante saber também que o teto solar em casa precisa estar contido dentro do sistema de energia fotovoltaica para que não ocorram perdas elétricas.

Para isso, deve dispor de equipamentos que sejam capazes de fazerem a conversão da energia solar em elétrica – estamos falando de medidor, inversor, módulos fotovoltaicos e quadro de energia.

São dois os modelos de teto solar encontrados no mercado: o isolado, que é o mais comum em casas de campo em que a rede de energia é distanciada de outras, e o conectado, presente nos locais em que as redes elétricas são próximas à residência.

Vantagens de casa com teto solar

Independentemente do tipo escolhido, as vantagens que o equipamento oferece são as mesmas. A começar pela palavra economia – a primeira que falamos quando se pensa em ter uma casa com teto solar.

Isso porque esse sistema pode reduzir drasticamente os gastos de energia elétrica. Sim, a redução pode chegar a até 95%!

Como se não bastasse esse elevado percentual que favorece o consumidor e o planeta, é possível ainda colocar um ponto final nos eventuais problemas de pagamento de contas com multas (em virtude de atrasos), entre outras questões relacionadas à empresa responsável pelo fornecimento de energia.

Mas para além do fator economia, uma casa com teto solar é ainda mais valorizada em situações de venda ou mesmo de aluguel. Isso ocorre pois o teto solar é considerado um diferencial que pode qualificar ainda mais a casa, elevando o valor nas duas situações – venda ou aluguel.

Outra vantagem é que, diferente do que muitas pessoas imaginam, dá para ter um retorno sobre o investimento que ele faz para ter uma casa com teto solar. Mesmo quando o equipamento adquirido é altamente tecnológico e, por consequência, mais caro, a redução do gasto com energia se incumbe de trazer a compensação para o bolso.

Durabilidade e manutenção

Falando em bolso, outra boa notícia é que a durabilidade do equipamento é alta. Quando os cuidados são seguidos à risca, o teto solar pode durar até 25 anos ou mais.

Mais: a manutenção é mínima, já que a limpeza dos módulos para eliminar poeira, excrementos de pássaros etc. não precisa ser feita com frequência, pois eles apresentam uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeiras. Quando a água da chuva não é suficiente para limpar as placas, a limpeza pode ser feita simplesmente com água, vassoura com cerdas macias e pano limpo. Já a manutenção elétrica do sistema pode ser feita apenas de seis em seis meses.

Para finalizar a lista das principais vantagens, mas não menos importante, surge em cena a questão da sustentabilidade. Falar em teto solar significa falar de um sistema que oferece benefício coletivo e que não traz qualquer tipo de malefício ao meio ambiente, já que, como foi dito inicialmente, a energia solar é renovável e farta em nosso País.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 24/10/2022

 

 

 

Deixe uma resposta