Skip to main content

Cartão de crédito para menor de 18 anos: como conseguir?

Por 30 de julho de 2021Finanças
cartão de crédito para menores de 18 anos

Ter um cartão de crédito traz muitas facilidades (e até economia!) no pagamento das contas do dia a dia. Muita gente prefere pagar tudo com o cartão por questão de comodidade e segurança. Mas, será que existe cartão de crédito para menores de 18 anos?  

A legislação brasileira não permite que menores de idade sejam titulares de cartões de crédito. Porém, existem algumas exceções. 

Neste texto você fica sabendo em quais casos é possível ter um cartão com menos de 18 anos. Poderá ver também quais são os tipos de cartão que existem para esse público. 

O que menor de idade precisa fazer para ter cartão de crédito? Vem saber!

Peça seu Cartão de Crédito

Cartão para menores de 18 anos: como funciona?

Este tipo de cartão, geralmente, opera nas modalidades débito ou pré-pago. Ele pode ser feito por menores de idade, desde que atendam alguns pré-requisitos como ter conta aberta em algum banco. 

Pode ter cartão de crédito para menores de 18 anos?

Já o cartão na função crédito não pode ser feito por menores de 18 anos, conforme determina a Lei brasileira.  

Essa regra tem o objetivo de estabelecer um padrão mínimo para a análise do perfil de risco e capacidade econômico-financeira do titular do cartão. 

E, nesse caso, a Lei considera que a obtenção e uso do crédito requer responsabilidades que adolescentes não estão prontos para lidar. 

Mas, existem algumas exceções que permitem cartão de crédito para menores de 18 anos. Vem saber quais são!

Como conseguir um cartão de crédito para menor de 18 anos?

De acordo com a legislação vigente, os menores de 18 anos podem ter um cartão de crédito quando o jovem for:

  • Emancipado: nesse caso, ele é considerado legalmente capaz para a vida civil;
  • For dependente vinculado a um cartão adicional: quem é menor de 18 anos pode ter um cartão de crédito, quando o responsável (alguém maior de idade), é o titular da conta. Assim, ele permite a concessão de um cartão adicional a um dependente, por exemplo; 
  • Universitário: existem muitos bancos que concedem aos universitários o cartão na função débito. Contudo, se o jovem for menor de idade e trabalhar, ou seja, se puder comprovar renda, algumas instituições podem fazer a análise do crédito e, assim, avaliar o risco. 

+ Tudo sobre cartão de crédito sem comprovar renda

Qual cartão para menor de 18 anos?

Vale destacar que a lei brasileira não permite que menores de idade tenham um cartão de crédito próprio.

Isso quer dizer que menores de 18 anos não podem ser titulares, mas podem obter cartões específicos como:

  • Cartão de crédito adicional para menores de idade: nessa modalidade o menor fica diretamente vinculado à gestão do titular do cartão. Isso significa que o limite será compartilhado com o dono do cartão, que fica como o responsável pelo pagamento das despesas;
  • Cartão pré-pago para menores de 18 anos: neste tipo de cartão de crédito, a inserção de créditos é realizada previamente via boleto, transferência ou PIX. Isso significa que é preciso carregá-lo com créditos antes de usar. Ele é muito usado pelos pais que depositam a mesada como crédito no cartão do filho;
  • Cartão universitário: ele é destinado aos jovens que tenham vínculo com instituições de nível superior de ensino. Neste caso, o mais comum são os cartões na função débito, caso o jovem tenha menos que 18 anos.

+ Quais são as principais operadoras de cartão de crédito?

Como solicitar cartão de crédito para menores de 18 anos?

Para pedir um cartão para um menores de idade, uma das formas é abrir uma conta em um banco. Hoje em dia, é possível fazer isso em um banco tradicional ou em um banco digital. 

Se o jovem tiver menos que 18 anos, terá que abrir sob a tutela do seu responsável legal. 

De modo geral, os responsáveis titulares deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Identificação que pode ser RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovação de emancipação (se esse for o caso);
  • Comprovante de renda do titular;
  • Comprovante de endereço.

+ Entenda a fatura do seu cartão de crédito

Vale a pena fazer cartão para menor de idade?

Ter um cartão, na função débito ou pré-pago é uma forma prática de ensinar aos menores de idade a lidar com os pagamentos das despesas do dia a dia. 

Já na função crédito é muito importante ter responsabilidade para usar da melhor forma. E, essa dica vale para pessoas de qualquer idade! 

Mesmo que a lei brasileira não permita que menores de 18 anos sejam titulares dos cartões, o uso da função crédito, mesmo que condicionada à gestão de um responsável, irá exigir uma boa administração. 

+ Como usar cartão de crédito sem se endividar?

Muitos especialistas recomendam que os jovens sejam estimulados a assumirem responsabilidades logo cedo. Assim, podem se tornar adultos mais conscientes financeiramente. 

Dessa forma, um dos caminhos é oferecer a oportunidade para que eles cuidem de suas próprias despesas a partir do uso do cartão, seja na função débito, crédito ou pré-pago. 

Solicitar Empréstimo Pessoal

Última atualização em 30/07/2021

Deixe uma resposta