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Carro rebaixado: é uma boa ideia?

Por 3 de fevereiro de 2025Mobilidade
Carro rebaixado de cor vermelha. Escrito: dicas para ter um carro rebaixado

Eles estão presentes nos videoclipes de rappers famosos, em filmes eletrizantes de ação e sempre carregam um sedutor ar de aventura. Os carros rebaixados estão presentes no imaginário dos amantes do automobilismo. E são o sonho de consumo de muito marmanjo por aí.

Mas, você sabe como se faz um carro rebaixado, quanto custa para manter e quais são as consequências para a sua segurança? A gente te explica tudo logo abaixo.

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O que é um carro rebaixado?

Rebaixar o carro é uma das modificações mais comuns feitas em carros “tunados”, ou seja, modificados para máxima personalização. No processo, ocorre a remoção da suspensão do automóvel com a substituição por molas esportivas ou molas preparadas. Além disso, podem instalar também suspensão com rosca ou suspensão hidráulica, que devem seguir as normas do Conselho Nacional de Trânsito. Neste caso de suspensões reguláveis, pode apenas o uso em veículos com até 3.500 quilos.

Os carros rebaixados, como o próprio nome sugere, faz com que a carroceria fique bem próxima ao chão. Porém, durante o teste de esterçamento, as rodas e os pneus não podem tocar na mesma. Se isso acontecer, o veículo não recebe autorização para rodar.

Isso porque o Contran limita o nível máximo de rebaixamento em uma altura de pelo menos 10 cm em relação ao solo.

Quanto custa rebaixar o carro?

É sempre importante lembrar que você deve fazer o rebaixamento com mão de obra especializada. Um mecânico experiente no assunto vai garantir o rebaixamento do veículo com segurança e cumprindo todos os requisitos.

Em média, os custos giram em torno de R$3.000,00 em uma oficina certificada. Além disso, o proprietário deverá providenciar documentações específicas e pagar taxas como:

– Taxa referente a novo CRV (caso o licenciamento do ano em curso não tenha sido realizado): R$278,28.

– Outra xaxa referente a novo CRV (caso o licenciamento do ano em curso tenha sido realizado): R$193,04.

– Taxa de emplacamento/lacração: caso necessária a troca de placa, consulte o procedimento de mudança de categoria. (Confira no nosso blog como emplacar carro por conta própria)

– Laudo do Inmetro: serviço particular a ser contratado junto à entidade

Pode guinchar carro rebaixado?

A resposta é não. Simplesmente pelo fato de não dar para erguer e remover com guincho o veículo rebaixado.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro no Artigo 269 I, “se a irregularidade for passível de ser sanada no local, o veículo é autuado e liberado, não sendo possível, como é o caso do carro rebaixado, o carro será autuado e liberado, tendo retido o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), sendo necessário passar por vistoria posteriormente.”

Em último caso, só poderá guinchar o carro caso o motorista não tenha habilitação e/ou não indicar nenhum motorista para a retirar do automóvel. Dependendo da gravidade da infração, o veículo poderá ficar apreendido no pátio do Detran por até 30 dias, sendo liberado apenas após a regularização do mesmo.

Como regularizar um carro rebaixado?

O primeiro passo é pedir a Autorização Prévia da para o DETRAN-CIRETRAN antes de encaminhar o carro à oficina para o rebaixamento. Depois de feita a modificação no veículo, o condutor precisa solicitar um Certificado de Segurança Veicular, o CSV, o que necessita de duas vistorias no veículo: uma no Detran e outra no Inmetro. Os proprietários de veículos já rebaixados sem autorização do Detran  devem seguir os mesmos passos, porém ainda pagar uma multa administrativa no valor de R$ 118,96.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira no nosso blog:

+ Cuidados necessários para carro tunado

+ É possível fazer seguro para carro rebaixado?

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