Skip to main content

Brincadeiras para brincar dentro de casa: como as bonecas ajudam no desenvolvimento das crianças

Por 9 de junho de 2022Vida e Saúde
brincar dentro de casa

A infância é um dos momentos mais divertidos e importantes das fases da vida de um ser humano. É neste momento que desenvolvemos algumas das nossas habilidades, a partir de estímulos e aprendizados, que, sem dúvidas, vão refletir no nosso futuro.

Além disso, esses momentos de brincar dentro de casa ou em outros espaços, sozinhos ou com outras crianças, geram memórias que nos farão para sempre ter boas sensações. Afinal, quem não encontra nessas recordações motivos para sorrir ou para ver o quanto a vida o presenteou ou ensinou?

Porém, há muitas pessoas que não compreendem ou não fazem essa associação de como as brincadeiras da infância podem ajudá-lo a desenvolver até mesmo talentos.

Por isso, trouxemos neste artigo algumas dessas informações para que você possa perceber que brincadeira de criança, em especial de bonecas, vai muito além do que você possa imaginar, acompanhe!

Cotação online de Seguro de Vida

A importância de brincar de bonecas

A questão da brincadeira de boneca para as crianças é tão relevante que gerou inclusive um estudo a respeito do tema no Reino Unido. E o resultado é que ao brincar, as crianças ativam uma determinada região do cérebro que está ligada às nossas informações sociais.

Isso significa que ao brincar ela trabalha a sua questão comportamental e de relacionamento, além da empatia, independente de ter uma ou várias crianças brincando juntas.

Durante a brincadeira, a criança precisa criar histórias, diálogos e situações, utilizando muito da sua capacidade de comunicação. Seja fazendo isso em voz alta ou apenas imaginando.

Ela também estipula papéis sociais, dela mesma como mãe, tia ou outra personagem dentro daquele contexto, ou cria essas atuações entre as bonecas. Além disso, para organizar tudo isso, a criança ainda inclui sentimentos, expressões, qualidades e defeitos.

Para essa última situação, há ainda outro benefício que é o de estimular a criança a verbalizar e entender os seus próprios sentimentos diante das coisas da sua vida. Além de perceber sobre essas questões em seu espaço de convívio.

Outro aspecto interessante é que a imaginação e a relação estabelecida entre a criança e a boneca pode inclusive trazer uma nova amiga ou amigo, ou companhia. O vínculo estabelecido pode ser forte, tanto ao ponto da criança levar a boneca para os passeios, para dormir, etc.

Por fim, é muito importante frisar que esse resultado aconteceu não só em meninas, em que socialmente sabemos que a brincadeira é mais comum e mais estimulada, como também com os meninos.

Brincadeiras para brincar dentro de casa

Muitos pais buscam opções de entretenimento que estimulem os seus filhos a se desenvolverem e a não ficarem entediados, mas que seja para brincar dentro de casa. Essa procura incessante acontece pois vemos que a tecnologia tem empurrado brincadeiras simples para a frente das telas, sem qualquer equilíbrio.

Outro ponto interessante de ter em mente essas opções de brincadeiras para fazer dentro de casa, é que algumas delas você consegue participar ou supervisionar, enquanto faz outras ações da sua rotina.

Algo legal em brincar com bonecas é que também pode gerar outras atividades – brincadeiras – para agregar a todo esse contexto. Tem histórias que ela pode criar uma situação escolar, por exemplo, e ela trazer situações que envolvam exercícios de raciocínio ou físico, e desenhos.

Ou de ter afazeres domésticos e estimular rotinas que a criança acompanha os seus pais e responsáveis fazendo dentro de casa, e transpõe para a situação da brincadeira.

Sem contar a questão do papel materno ou paterno que ela pode se responsabilizar diante daquela boneca ou boneco.

Quais os benefícios de brincar de boneca?

Além da informação muito relevante que falamos dentro da pesquisa, podemos fazer um breve resumo das principais qualidades que a brincadeira de boneca pode trazer para o desenvolvimento infantil:

Criatividade e muita imaginação

Brincar de bonecas está longe de seguir regras, como um jogo de tabuleiro, por exemplo, e é aberta e sem limites, para a total imaginação da criança.

Habilidades sociais

Ainda na linha da criatividade, como falamos, a comunicação e a relação da criança com as bonecas, estimulam com que ela desenvolva habilidades sociais, como se comunicar, gesticular, pensar e ouvir.

Maternidade e paternidade

Em geral, as bonecas e bonecos são como filhos em seus personagens. E isso não só traz esse olhar dela sobre a sua própria criação e aquilo que ela observa no seu convívio. Também a faz ter contato com algumas responsabilidades e com o interesse de cuidar de uma outra pessoa.

Isso não quer dizer que necessariamente ela vai criar o desejo de ser mãe ou de ser pai na sua vida adulta, ainda é muito cedo para isso. Porém, ela vai se organizar para oferecer cuidados, atenção e, principalmente, afeto.

Inteligência emocional

Essa brincadeira exercita experimentar as emoções e os seus sentimentos, e como ela resolve ou lida com cada um deles. É um grande treinamento para fins de saúde emocional e mental, em forma de diversão.

Outros cuidados com as crianças

Nós adultos, temos um papel importante nessas brincadeiras e em muitas outras questões da vida da criança. É muito importante que, mesmo com uma rotina corrida, a gente busque participar, dar uma atenção legítima e ter a sensibilidade de acolher, ouvir e ensinar.

Outros cuidados com as crianças que podemos oferecer são ferramentas como um bom plano de saúde, para que ela tenha o acesso necessário e recorrente a bons profissionais de saúde. Também o seguro de vida, que vai resguardá-la financeiramente caso alguma fatalidade aconteça com alguém da família.

O seguro de vida também pode ser usado ainda em vida, com coberturas como reembolso de despesas médicas e indenização em caso de acidentes que causem invalidez, por exemplo.

Para contratar o seu seguro de vida, aqui na Bidu oferecemos uma ferramenta prática, ágil e protegida, para que você faça uma cotação com as principais opções do mercado. Com certeza você encontrará uma que encaixe no seu perfil e na sua situação financeira.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 09/06/2022

 

Deixe uma resposta