Skip to main content

Furto, roubo ou acidente? Veja como registrar um BO online

Por 22 de fevereiro de 2022Mobilidade
bo online

Ninguém quer ser vítima de um roubo ou furto ou acidente de carro, não é mesmo? Entretanto, quando o imprevisto acontece é bom se preparar e saber o que fazer. Assim, ganha-se tempo e todas as ações necessárias após o ocorrido ficam mais fáceis de resolver.

Separamos abaixo as situações mais comuns para proprietários de veículos. Em ambas, os processos são parecidos, tenham seguro os envolvidos ou não. E nos dois casos, um dos passos mais importantes é acessar a delegacia eletrônica no site ou portal da Polícia Civil do seu estado e registrar o BO online (Boletim de Ocorrência). Este é um documento para relatar o que aconteceu.

Cotação online de Seguro Auto

Roubo ou furto de veículo

Roubo é quando o criminoso ameaça a vítima (com arma ou não) para subtrair o objeto (no caso, o veículo) e fugir. Já o furto é quando o meliante leva o veículo embora sem a presença da vítima. Nos dois casos, antes de registrar o BO online, levante o máximo de informações possíveis.

Endereço completo do local do roubo, data e horário, nome completo, RG (Registro Geral) e contatos de testemunhas (caso houver). No caso de roubo, tentar gravar a fisionomia e os trajes do criminoso, bem como o tipo de arma usada (arma de fogo ou arma branca). Se houver.

Acidentes de trânsito sem vítimas

Em caso de acidentes sem vítimas (feridos ou mortos), o registro do BO obrigatoriamente tem que ser online. Neste caso, caso os veículos envolvidos tenham condições de rodar, a primeira coisa é estacionar em um local seguro. Ficar parado no meio da via é extremamente perigoso, pois pode provocar novos acidentes, além de causar congestionamentos.

Com os veículos estacionados, fotografe os danos e o local do acidente. Como nos casos de roubo ou furto, anote o endereço, data e horário e os nomes, documentos e contatos dos envolvidos no sinistro e das testemunhas. Também pegue as placas, modelos e cores dos veículos acidentados.

Mantenha a calma e fale apenas o necessário

No “calor” do acidente, muitas vezes acontecem discussões entre os envolvidos. Não adianta tentar encontrar o culpado. O que resta a fazer é falar pouco e contar a sua versão do acidente no BO online.

Através dele que a seguradora vai saber exatamente o que ocorreu no sinistro. E, por ser um documento oficial, deve ser o mais completo possível e não ter informações incorretas e, principalmente, falsas.

Mentir no BO online é crime e pode dar cadeia

São muito comuns acordos informais em que o segurado assume a culpa de um acidente em que foi terceiro, aciona o seguro e o real causador paga a franquia para economizar. Lembre-se que agir desta maneira é crime de falsidade ideológica, com pena de uma a cinco anos de prisão e multa.

Como registrar um BO online?

Como dito acima, o primeiro passo é acessar a delegacia eletrônica no site da Polícia Civil do estado onde a ocorrência aconteceu. Se não souber o endereço, digite BO online e o nome do estado em sites de busca. Em casos de roubo com agressão e acidente com vítimas, pode ser necessário se apresentar pessoalmente a uma delegacia para registrar o BO.

No passo a passo abaixo, foi usado o site da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que é o mais populoso do país.

Passo a passo

  1. Entre no site da Polícia Civil do estado em que se encontra. Caso não saiba, pesquise por “Polícia Civil + Estado + b.o. online”;
  2. Clique em Comunicar Ocorrência e selecione a opção Roubo ou Furto de veículos ou Acidente de Trânsito sem Vítimas;
  3. Responda as questões e informe tudo o que for perguntado de maneira correta sobre o acontecimento;
  4. Passe seus dados pessoais;
  5. Preencha as informações do veículo;
  6. Adicione possíveis itens que estavam dentro do veículo e que também foram levados (nos casos de roubo ou furto);
  7. Descreva resumidamente como aconteceu o roubo ou furto ou o acidente;
  8. Informe o nome completo e os documentos dos outros envolvidos, bem como a placa dos veículos;
  9. Ao enviar, será gerado um protocolo com o número do BO online e o mesmo será encaminhado para o email cadastrado.
  10. É possível (e recomendável) salvar e imprimir o BO online depois de concluído.

Se faltarem informações, pode-se complementar o BO online posteriormente no mesmo site da Polícia Civil, além de acompanhar o andamento da ocorrência.

Depois de registrar o BO, é importante enviá-lo à seguradora, mesmo que o aviso de sinistro já tenha sido aberto. Muitas companhias só aceitam iniciar o processo de indenização em posse de uma cópia do BO.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 20/02/2022

 

Deixe uma resposta