Skip to main content

O que acontece se houver um atraso no pagamento do Seguro Residencial?

Por 3 de março de 2022março 4th, 2022Residencial e Lazer
pagamento do seguro residencial

Ops, o seu saldo entrou no vermelho e você não prestou atenção. Uma conta atrasou e outra pendência ficou em aberto. Então os débitos começaram a se acumular. Entre eles, está no bolo o pagamento do seguro residencial. Já passou por isso?

Para não passar por uma dor de cabeça daquelas, explicamos o que acontece se o pagamento do seguro residencial atrasar. Confira!

Cotação online de Seguro Residencial

Atrasei o pagamento do Seguro Residencial, e agora?

Na verdade, atrasar uma conta é uma situação bastante comum entre os brasileiros. Com o seguro, isso também está sujeito a ocorrer. Então, se houver o atraso do pagamento do seguro residencial, o que pode acontecer?

O não pagamento do seguro residencial nas datas estipuladas pode gerar suspensão e, até mesmo, o cancelamento do contrato (apólice). Isso pode afetar o direito à indenização, na hipótese de existir um sinistro após a data de suspensão ou cancelamento.

As informações sobre o atraso no seguro residencial serão descritas na apólice assinada pelo segurado. Nas condições gerais, há uma cláusula chamada “pagamento de prêmio”. Lá, dá para ver em quais situações vai ocorrer a suspensão ou cancelamento pelo não pagamento do seguro.

Importante: tenha guardado todos os comprovantes de pagamento do prêmio. Isto pode ser útil numa ocasião que necessite reclamar de alguma indenização futura.

Com o atraso, a minha casa não estará mais coberta?

Não é bem assim. Para responder, o segurado deve saber: qual a parcela que não pagou? Se atrasou o pagamento logo do primeiro vencimento, problemas à vista. Neste caso, o seguro residencial é automaticamente suspenso. Aqui, entre em contato o quanto antes com a seguradora para resolver a questão.

No caso de ser uma parcela isolada que esqueceu, mas já estava pagando o seguro anteriormente, a história é diferente. A partir da segunda parcela, o segurado consegue negociar os valores com a empresa, sem causar prejuízo à apólice.

Ou seja, a cobertura da casa continua valendo, mas a sua duração depende do tempo que pagou o prêmio.

Ficou confuso? Por exemplo, numa situação hipotética se dividiu o pagamento do seguro residencial em quatro parcelas, mas esqueceram de quitar a última. A cobertura estaria valendo por 210 dias, considerando que 75% de seu valor foi pago. Este dado segue a tabela de prazo curto, medida padrão usada para o fracionamento dos prêmios.

A seguradora avisa sobre o atraso do pagamento do Seguro Residencial?

Sim, o atraso do pagamento do seguro residencial gera um aviso da empresa ao segurado. No informe, a seguradora notifica sobre o não pagamento. Além disso, fornece uma nova data para regularizar a situação do débito em aberto.

O novo pagamento vem acompanhado de encargos previstos em contrato. Ao quitar, pronto, restabelece o prazo de vigência original do seguro residencial.

Se ocorrer um sinistro, mas o pagamento estiver atrasado, o que acontece?

Na ocasião do seguro estar somente atrasado, vai depender, novamente, do período que o segurado efetivamente pagou o prêmio. Dessa forma, se descobre em quanto tempo ele ainda estaria coberto numa eventualidade.

Se o seguro for suspenso ou cancelado, o segurado corre o risco de perder o direito à indenização, no caso de existir um sinistro. Por isso, a importância de manter o pagamento do seguro residencial em dia, sem interferir nas proteções que garantiu anteriormente.

Para contar com a indenização integral, se faz necessária o pagamento das parcelas futuras que não foram quitadas.

Quando o Seguro Residencial seria cancelado?

Conversou com a seguradora e recebeu uma nova data de pagamento após o atraso? Se esqueceu de pagá-la, mais uma vez, o seguro residencial pode ser cancelado. No entanto, isso precisa estar detalhado em contrato.

Dica: leia atentamente as letras miúdas da apólice e guarde-a em local de fácil acesso. Assim, pode ter ciência do que está previsto numa situação de cancelamento.

Em outro caso, se o segurado simplesmente deixar de pagar e atrasar frequentemente, o seguro pode ser cancelado. Inclusive sem aviso prévio por parte da empresa. Para evitar isso, o mais recomendado seria contatar a seguradora para realizar o cancelamento.

O atraso do pagamento leva o nome do segurado aos órgãos de crédito?

Pensou no SPC, no Serasa, acertei? Pelo menos, o não pagamento do seguro residencial não causa a inclusão do nome do segurado aos órgãos de crédito. Como dito, o risco se baseia em perder as coberturas contratadas, além de não receber o ressarcimento do que se pagou anteriormente.

Perdi uma das vias do boleto do pagamento do seguro, o que faço?

No caso de escolher o boleto bancário como forma de pagamento, a perda de uma das vias pode ser algo mais comum do que se imagina. Portanto, se estiver passando por isso, entre em contato o mais breve possível com a seguradora para receber uma nova guia.

Seguro Residencial

Já sabe o que acontece se atrasar o pagamento do seguro residencial, certo? Que tal fazer uma simulação de um seguro residencial para a sua casa? Encontre o seguro mais adequado à sua realidade e, claro, às suas necessidades, respeitando o perfil de toda a sua família.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 03/03/2022

 

Deixe uma resposta