Skip to main content

Como aproveitar o sol em casa: dicas para aproveitar a luz natural

Por 13 de fevereiro de 2023Residencial e Lazer
casas simples e pequenas

Deixa a luz entrar! Tudo fica mais iluminado, mais bonito e cheio de boas energias quando você sabe aproveitar o sol em casa.

Neste artigo você vai aprender sete dicas para usar o sol a seu favor e a favor do seu lar.

Cotação online de Seguro Residencial

Aproveitar o sol em casa

Usar a iluminação natural vai deixar a sua residência mais alegre, econômica, arejada e saudável. E, por isso, separamos algumas dicas para você aproveitar o sol em casa e mostrar os benefícios que você vai ganhar.

Use cores claras

Comece entendendo que quanto mais clara for as cores das paredes e também do piso do ambiente em questão, mais você irá conseguir iluminar e clarear esse espaço.

Engana-se quem pensa que vai acabar tendo tudo na cor branca, talvez sem graça para o seu gosto. Pois, hoje em dia, há diversas cores claras diferentes nas paletas das lojas de tinta e de construção para você brincar de combinar.

Essa dica também vale para os móveis. Móveis claros vão ajudar a clarear ainda mais.

Integração de ambientes

Quanto menos paredes melhor! Ambientes amplos e integrados são as melhores opções para aproveitar o sol em casa. Mas, se você tiver um imóvel pequeno, a ideia é deixar o ambiente mais livre possível, sem tantos móveis e obstáculos.

Mantenha a organização em dia

Um ponto importante é tentar deixar a casa organizada e com tudo no seu devido lugar. Essa prática vai deixar os espaços mais livres, com menos obstáculos, como mencionamos anteriormente, e a sensação de casa limpa também.

Nesse sentido, aposte também na organização dos móveis de forma mais planejada, sem tanto excesso.

Cortinas leves

A decoração das janelas, independente do tamanho, também conta. Por isso, opte por persianas de cores claras ou cortinas de tecidos leves. Cortinas blackouts apenas quando for assistir o filme na TV.

Vidros e espelhos

Espelhos e vidros também vão te ajudar a aproveitar o sol em casa. Eles deixam o ambiente mais amplo e ajudam a refletir a iluminação natural.

Você pode colocar espelhos nas paredes ou até investir em móveis espelhados para ajudar nessa composição.

Plantas

A junção de luz natural e plantas pela casa vão deixar o ambiente ainda mais incrível. Você terá a sensação de estar mais próximo da natureza, com a garantia de um ar mais saudável para você conviver.

Mas, fique atento, para dar certo a sua pequena floresta urbana, você deverá investir em plantas de acordo com a iluminação do sol que a sua casa oferece. Algumas não se adaptam a muita ou pouca exposição à luz.

Instale clarabóias

Para trazer a luz diretamente do teto, nada melhor do que instalar clarabóias, que são justamente essas aberturas, cobertas por vidro, instaladas na parte superior da casa.

É mais indicado que você opte por essa ideia no momento da construção do lar ou precisará de um pouco mais de paciência fazendo uma obra na casa. Não esqueça de consultar um profissional, arquitetos ou engenheiros, para colocar em prática essa solução.

Aproveitar o sol em casa com proteção

Uma dica final que vamos dar é que você também invista em um seguro residencial para proteger a sua casa.

Com essa ferramenta, você terá proteção contra incêndios, roubo e furto, além de poder incluir entre as coberturas uma opção que proteja, por exemplo, os vidros e espelhos que você vai instalar para iluminar e aproveitar o sol em casa.

São diferentes tipos de coberturas que se encaixam no seu perfil e do seu lar. Para fazer uma cotação on-line e gratuita, entre no site da Bidu, e em poucos cliques conheça as melhores opções do mercado.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 13/02/2023

 

Deixe uma resposta