Skip to main content

Que tal um cantinho de leitura em casa?

Por 2 de fevereiro de 2021Residencial e Lazer
ambiente de leitura em casa

Todo mundo gosta de ter certos refúgios dentro de casa, não é mesmo? É mais do que um luxo: trata-se de uma verdadeira necessidade. Uma sugestão é criar um ambiente de leitura em casa. Um espaço apropriado para incentivar o hábito – e o prazer – de ler um bom livro.

Afinal, além de cumprir as tarefas profissionais e de estudo no próprio lar, é preciso também reservar espaço para a diversão dentro de casa.

Já imaginou preparar um espaço aconchegante e adequado? Um espacinho que adultos e crianças possam usufruir. Viajando pelas mais diversas narrativas, aventuras e conhecimento?

Fique por dentro das dicas que a Bidu selecionou para você criar um verdadeiro refúgio dentro da sua casa.

A boa notícia é que a tarefa não é complicada. Basta estar atento a algumas dicas e usar a criatividade. Mas uma coisa a gente garante: vai valer a pena projetar e ter efetivamente  esse cantinho de leitura no seu lar!

Cotação online de Seguro Residencial

Dicas práticas para criar o canto de leitura em casa

Escolhendo o espaço: conforto total é a meta!

A leitura sempre é bem-vinda. E pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo em meios de transporte. Mas nada como ter a chance de acompanhar um livro em um ambiente confortável e apropriado para ler.

Por isso, o primeiro passo é escolher o espaço que traga mais conforto para ser o seu ambiente de leitura em casa. 

Mas, importante: quando a gente fala aqui no espaço, não se assuste! Não estamos falando de um baita espaço. Nem mesmo de um cômodo inteiro. Ou seja, o seu cantinho da leitura pode ser em um cantinho mesmo!

Quando é uma casa muito pequena, por exemplo, é possível criar um cantinho até mesmo no chão! Sim! Para ler deitado e bem relaxado!

Nesse caso, quando o espaço de leitura em casa é criado no chão, algumas coisas podem ajudar. Um tablado com pallets e coberto por almofadas e futons, por exemplo, é uma ótima solução. Mas uma ideia ainda mais simples é jogar almofadões no chão e pronto! Você já tem um espaço apropriado para as viagens que só um livro é capaz de promover.

Independentemente do tamanho, o espaço de leitura é um cantinho para relaxar ao máximo o corpo e a mente. Só assim para absorver melhor o conteúdo. 

E, certamente, você terá ainda mais êxito nessa missão se estiver em um espaço que estimule esse relaxamento. Isso tornará o ato da leitura muito mais prazeroso.

Objetos que apoiam o espaço de leitura

Além da escolha do espaço, também é importante levar para ele certos itens. Eles vão contribuir para a atmosfera acolhedora.

  • Um sofá ou uma cadeira e/ou poltrona de amplo conforto;
  • Um pufe para apoiar os pés;
  • Almofadas que, além de decorativas, podem facilitar a acomodação do corpo;
  • Mesa de apoio.

Um móvel que merece atenção especial e que sempre será bem-vindo é a estante de livros. Mas quando a área não permite, um porta-revista ou uma mesa de cabeceira pode resolver a questão. 

Temperatura ideal para o ambiente de leitura em casa

Um detalhe importante é a temperatura da área reservada para a leitura. Caso seja um lugar quente, pense na possibilidade de instalar um ventilador ou mesmo um ar-condicionado.

Iluminação adequada

O conforto visual é peça-chave para o ambiente de leitura em casa. Por isso, a iluminação é importante.

Quando se fala em iluminação, é possível ter uma boa claridade em função do próprio ambiente. Por sua própria natureza, ele pode ser um espaço mais aberto e arejado. Mas caso não seja, dá para usar luminárias e de abajures.

De acordo com os profissionais do mercado da decoração, a melhor fonte de luz é sempre a natural. Além de mais limpa e eficiente, é ecologicamente correta.

Pensando nessa linha, o ambiente de leitura em casa pode ser até mesmo no quintal ou na varanda do apartamento.

Dessa forma, tem-se um espaço de leitura com a iluminação mais desejada. Além disso, também é um convite para usar e abusar da criatividade na hora de decorar.

 Muitos optam por uma rede e pronto! Mas, lembre-se que também dá para decorar essas áreas externas. 

Silêncio e tranquilidade

Está aí um aspecto que todo mundo deve ter a mesma opinião. Um lugar calmo e silencioso é qualidade básica para um ambiente de leitura em casa. 

Escolha uma área que fique longe do barulho que vem de fora (das ruas, por exemplo). Os barulhos de dentro da casa como aparelhos de televisão, videogame, rádios, também.

Outra dica é  proteger essa área da circulação das pessoas da casa. Isso diminui o risco de tirar a atenção da leitura.

Um espaço para chamar de seu

Criar um ambiente de leitura em casa requer apenas algumas dicas e um pouco de criatividade.

Mas é hoje uma opção que vale a pena. Principalmente porque estamos todos muito tempo dentro de casa. 

Mas, sobretudo, hoje em dia contar com esse espaço pode ser uma alternativa para momentos essenciais de puro relaxamento Afinal, todos merecem ter entretenimento e conhecimento, aliados à segurança de se estar na própria casa.

Gostou das ideias? Faça uma cotação de seguro residencial e proteja seu lar contra qualquer imprevisto. Depois, aproveite a tranquilidade para soltar ainda mais toda sua criatividade 🙂

 

Última atualização em 02/02/2021

Deixe uma resposta