Skip to main content

Por dentro das diferentes acomodações do Plano de Saúde

Por 12 de maio de 2022Vida e Saúde
acomodações do Plano de Saúde

Um dos principais motivos para pensar em ter um plano de saúde se refere a uma importante questão: a necessidade de internações. Trata-se de uma preocupação que deve sempre ser considerada. Imprevistos acontecem. Assim,  qualquer pessoa, mesmo sendo jovem, pode precisar ser internada em virtude de um acidente, uma doença etc.

Diante de situações assim, um tema também entra na pauta de discussão e avaliação: os tipos de acomodações do plano de saúde.

Então como funcionam essas acomodações? Quais são as principais diferenças entre elas? Há variação de valor em virtude da acomodação escolhida pelo cliente ao contratar um plano de saúde?

Bom, caso esteja em busca de um plano de saúde, fique por dentro das informações a seguir. Cada uma delas contribuirá para que você tenha ainda mais conhecimento para escolher um plano de saúde que atenda às suas completas necessidades – e da sua família também!

Cotação online de Planos de Saúde

Tipos de acomodações dos Planos de Saúde

Tratar dos tipos de acomodações dos planos de saúde significa falar da acomodação que que o paciente terá ao ser internado.

Em geral, os planos de saúde do mercado ofertam dois tipos de acomodação: apartamento e enfermaria.

O cliente escolhe um plano de saúde levando em consideração:

  • A credibilidade da seguradora;
  • A extensão da cobertura (se o plano, por exemplo, pode ser usado em várias partes do país);
  • A rede credenciada de profissionais, hospitais e laboratórios;
  • E, claro, o preço que será pago.

Além disso, a escolha também se dá pelo tipo de acomodação que o cliente deseja contratar.

O que deve ser avaliado para escolher as acomodações do plano de saúde? Sim, no momento de optar por um plano de saúde é importante saber quais são as principais diferenças que existem entre os dois tipos de acomodação – apartamento e enfermaria.

Vamos a elas!

Principais diferenças entre apartamento e enfermaria

 1 – Privacidade do paciente

A principal diferença entre os dois tipos de acomodações está na privacidade do paciente.

Nos planos de saúde em que o cliente escolhe a enfermaria como tipo de acomodação. Muitas vezes elas são chamadas pelos planos como acomodação coletiva. Neste caso, a internação será feita em um espaço coletivo, ou seja, com mais de um paciente.

Dependendo do hospital, as enfermarias apresentam diferentes formatos, podendo agregar, por exemplo, dois pacientes ou até mais, de acordo com o caso.

Já nos planos de saúde em que o cliente escolhe a opção apartamento, também classificada como acomodação individual, a privacidade será total. Isso porque que esse espaço será para o uso exclusivo do paciente, que não dividirá o apartamento com ninguém.

2 – Companhia para o paciente (acompanhante)

Nos apartamentos, geralmente há mais flexibilidade para acompanhantes. Não só em relação a horários como, também, ao número de pessoas que poderá acompanhar o paciente.

Já na opção enfermaria, é comum encontrar situações em que os acompanhantes são permitidos apenas nos casos de pacientes menores de idade (18 anos) ou a partir de 60 anos.

3 – Banheiros privados ou coletivos

Um aspecto que para pensar ao optar pela acomodação se refere ao banheiro usado pelo paciente. Apartamento, banheiro privado. Enfermaria, banheiro comunitário.

4 – Horário e número de visita

As unidades de saúde obedecem a um regulamento que estabelece o horário de visitas. Mas, em geral, a enfermaria permite a visita de apenas uma pessoa por vez, medida que preza pela privacidade dos demais pacientes internados no mesmo espaço.

Já as visitas a pacientes internados em apartamentos são mais flexíveis em relação ao número de visitantes.

5 – Relação custo-benefício

Diante das questões para analisar o melhor tipo de acomodação, o preço, certamente, tem espaço.

Assim como há diferenças importantes, conforme já citado, há também diferenças financeiras. Um plano de saúde com acomodação em apartamento custa mais do que um que ofereça ao cliente a opção enfermaria.

Vale pesar o que é mais importante para então adquirir o plano de saúde que mais se adapte à realidade de cada um.

Em resumo: antes de assinar o contrato do plano de saúde é essencial verificar o tipo de acomodação que está contratando e se é a acomodação mais adequada.

É possível mudar de opção de acomodações do Plano de Saúde?

Uma dúvida que muitos usuários de planos de saúde têm se refere à mudança da categoria enfermaria para apartamento.

A resposta é sim. Dá para fazer a portabilidade de tipo de acomodação dentro da própria operadora do plano de saúde, mudando de enfermaria para apartamento. Mas é essencial saber que o cliente que solicita essa mudança estará mudando de patamar dentro do plano, migrando de um mais básico para um mais completo.

Outra situação também permitida é quando o paciente que está internado em um hospital particular deseja mudar o tipo de acomodação. Os planos de saúde em geral permitem a troca de quarto, mas é importante saber que o hospital só fará isto caso tenha disponibilidade de acomodações.

Uma mudança assim recebe o nome de upgrade. Ela inclui o pagamento de uma taxa extra e, importante: não é só uma vez. Após a solicitação para mudança de acomodação, o contrato do plano também será alterado, atualizando o valor da mensalidade do plano de saúde. Outro detalhe importante: verificar sempre com a operadora se há carências para cimprir após a mudança.

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 15/05/2022

 

 

Deixe uma resposta