Skip to main content

Você já usou uma academia ao ar livre?

Por 27 de abril de 2021maio 14th, 2021Vida e Saúde
academia ao ar livre

É mais do que sabido que um dos maiores benefícios para a terceira idade é a prática de exercícios. Mas você sabia que a academia ao ar livre pode ser uma ótima opção para os idosos?

Além de ajudar a parte física, o ato de sair de casa para se exercitar é fundamental para a longevidade e saúde mental dos idosos. Isso porque muitos acabam tendo um cotidiano mais solitário depois da aposentadoria.

Cotação online de Seguro de Vida

Exercícios na terceira idade

Portanto, entre os benefícios da prática de exercícios físicos para a terceira idade estão:

  • Menor risco de desenvolver doenças e disfunções;
  • Redução dos riscos de doenças cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Redução da pressão arterial;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Aumento da mobilidade;
  • Manutenção do peso corporal;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Aumento da libido;
  • Redução nas chances de desenvolver demência e outras doenças psiquiátricas.

Assim, de acordo com a Sociedade Americana de Gerontologia, praticar três horas de exercícios por semana pode elevar em cinco anos a expectativa de vida. Além disso, provoca aumento no volume cerebral e ajuda a combater os sintomas de doenças crônicas como artrite, diabetes e doenças cardíacas.

As academias ao ar livre são aliadas da boa saúde

Uma boa solução para quem quer abandonar o sedentarismo é procurar uma academia ao ar livre. Elas estão presentes em parques, clubes, praças, condomínios e outros espaços públicos ou privados. Portanto, as academias ao ar livre reúnem uma série de equipamentos de fácil utilização que normalmente trazem instruções de uso fixadas.

Com movimentos simples de serem executados e pouca ou nenhuma carga, são um grande aliado na manutenção da forma física. E não é só. Durante a prática dos exercícios, a academia ao ar livre possibilita um amplo convívio social com outros praticantes. Além de se exercitar, é possível colocar a conversa em dia e fazer novas amizades.

Os equipamentos mais comuns

A academia ao ar livre geralmente tem os aparelhos reunidos em um espaço circular. Os equipamentos mais comuns são:

Simulador de caminhada

O simulador de caminhada é uma boa opção para evitar quedas, especialmente nas calçadas com muitos obstáculos. Além disso, não tem o impacto que pode prejudicar as articulações dos joelhos. Portanto, como o próprio nome diz, permite os mesmos movimentos de uma caminhada. Também dá ao praticante maiores resistência e condicionamento físico, reduções de peso, dos níveis de colesterol e da diabetes, além de benefícios para outros problemas de saúde.

Alongador duplo

Uma das maiores perdas da terceira idade é a da flexibilidade. Isso acaba prejudicando a mobilidade e a execução de tarefas simples do dia a dia. Então, o alongador duplo ajuda no alongamento dos músculos e membros e é um dos mais importantes da academia ao ar livre.

Simulador de esqui

Com o passar dos anos, o nosso equilíbrio é seriamente afetado. Assim, para reduzir os efeitos da falta de equilíbrio, o simulador de esqui é um importante aliado. Ele ainda auxilia o sistema cardiorrespiratório e permite um ganho em flexibilidade.

Bicicleta de cadeira

A redução do equilíbrio na terceira idade infelizmente acaba colocando em risco a prática de um dos melhores exercícios, o ciclismo. Afinal, uma queda de bicicleta pode ser fatal.  Entretanto, a boa notícia é que quase todas as academias ao ar livre contam com bicicletas de cadeira. Elas oferecem os mesmos benefícios de pedalar, porém sem o risco de se machucar seriamente.

Múltiplo exercitador

Este é outro equipamento com nome autoexplicativo. O múltiplo exercitador reúne em um aparelho só a possibilidade de realizar exercícios para fortalecimento muscular e das articulações, condicionamento físico e aumento da flexibilidade.

Outras vantagens da academia ao ar livre

E os benefícios de frequentar uma academia ao livre vão além dos físicos. Por serem abertas e não necessitarem de instrutores, dão liberdade de frequentá-las a qualquer horário, sem obrigações, compromissos ou rotinas. Além disso, estão cada vez mais comuns e não demandam grandes deslocamentos para serem aproveitadas.

Outra vantagem é que são gratuitas. Ou seja, isso pode ser fundamental para aqueles que possuem uma aposentadoria não tão alta. Basta chegar e utilizar, sem a necessidade de pagamento de taxas ou mensalidades. Por fim, nas academias ao livre não são necessários equipamentos ou acessórios especiais, o que facilita a utilização.

Procure um médico antes de começar

Entretanto, antes de começar a se exercitar em uma academia ao ar livre, é praticamente obrigatório passar por um médico para realizar exames e verificar se as condições físicas são favoráveis. Apesar de serem leves, os exercícios podem ser perigosos para pessoas que estejam com condições críticas de saúde. Portanto, o médico vai poder orientar e indicar os melhores para cada caso.

Fique mais tranquilo com um Seguro de Vida

Uma boa saúde é a garantia de uma vida mais longa e confortável. De qualquer maneira, é sempre bom estar preparado. A Bidu oferece opções de seguros de vida adequados ao seu perfil e trabalha com as melhores seguradoras do mercado. Assim você pode garantir segurança financeira para sua família nos casos de morte acidental ou natural. 

 

Última atualização em 27/04/2021

Deixe uma resposta