Skip to main content

4 motivos para você ter um jardim em casa

Por 11 de julho de 2022Residencial e Lazer
jardim de casa

Vem crescendo nos últimos anos o interesse das pessoas em ter plantas em casa. Seja por motivos de inovar na decoração ou por gostar mesmo de cuidar de um jardim de casa, em residências como casa ou em apartamento.

Claro, que não é tão simples comprar diferentes tipos de plantas e montar essa estrutura. Porém, a motivação é grande e, sem dúvida, com algumas dicas, todo mundo é capaz de organizar o seu próprio jardim em casa.

Foi por essa razão que organizamos neste artigo quatro motivos para você começar ou melhorar o seu jardim de casa, e perceber o quanto de benefícios você vai trazer para o seu lar.

Cotação online de Seguro Residencial

Tenha um jardim de casa: saiba os motivos

Como já afirmamos, há muitos motivos para você fazer um jardim de casa, vamos aos detalhes:

Tenha mais contato com a natureza

Viver em um espaço urbano é bom, traz muitas facilidades para o nosso dia a dia. Porém, também nos afasta da pureza que é ter contato direto com a natureza.

Quando você monta, mesmo que de porte pequeno, um jardim em casa, certamente você traz para perto um pouco desse contato e também os benefícios. Isso porque, em geral, as plantas, em seus processos naturais, como a transpiração, umidificam o ar e o deixam menos poluído e mais agradável.

Ou seja, ao invés de você precisar comprar aqueles equipamentos eletrônicos para umidificar o ambiente, você pode simplesmente optar por plantas. Elas vão fazer isso naturalmente, e também sem consumir energia elétrica.

Para os alérgicos esse quesito de purificação do ar é um motivo ainda mais relevante para você montar o quanto antes o seu jardim de casa.

Estimula o seu bem-estar

Criatividade, relaxamento e concentração, esses são alguns dos outros benefícios que um jardim em casa vai trazer para o seu ambiente.

Justin Hancock, um especialista em jardinagem, afirma que as cores das folhas das plantas agregam na nossa concentração e na inspiração para realizar tarefas. Isso torna a nossa capacidade de executá-las mais criativa.

Além disso, esse ambiente, colorido, puro e diverso pode ser sinônimo de paz e tranquilidade, sensações fundamentais para equilibrar a rotina e melhorar o bem-estar emocional e físico.

Espaço decorativo

Ter um jardim em casa também vai te dar mais uma oportunidade de decorar a sua casa ou apartamento. Não só pelas plantas, com as suas cores, aromas, e diferentes tipos e formatos, como também pelos vasos, suportes e outros itens que você vai utilizar para plantar o seu jardim.

Tanto para os moradores deste lar, quanto para as visitas, sem dúvidas, elogios não vão faltar, e esse ambiente será um motivo a mais para você se sentir mais feliz e melhor.

Um novo hobby

Ter um jardim em casa traz muita beleza, mas também pode te proporcionar um novo hobby. Cuidar das plantas, seja regando de forma recorrente ou indo mais além, trocando a terra, cuidando do adubo etc, você vai ganhar uma tarefa que pode ser muito prazerosa.

Para quem não entende isso muito bem como algo prazeroso, não se culpe. Há profissionais que podem ensiná-lo a fazer isso de forma mais simples. Ou então pode contratá-los para, de tempos em tempos, fazer isso para você. Ou ainda você pode adquirir tipos de plantas que não exijam tanto assim. Mais para frente vamos comentar um pouco sobre isso.

Dicas para quem quer ter um jardim de casa

Agora que você já se convenceu que há motivos para você montar o seu jardim de casa, é importante também pensarmos em alguns detalhes que vão fazer toda a diferença para o sucesso dessa iniciativa.

Seja curioso e busque por informações antes de começar!

Nem todo tipo de planta fica bem em qualquer cômodo da casa. E não é só pela parte visual, mas pela própria sobrevivência dessa planta. Muitas precisam receber sol, outras uma iluminação mais leve já é suficiente. Há plantas que você não precisa regar sempre, e há aquelas que você sempre precisará regar.

Então, antes de comprometer a saúde e a sobrevivência de uma planta, pesquise sobre o local adequado para que ela seja instalada dentro de um ambiente. Compreenda se você tem esse local para oferecer a ela.

Sempre vai haver uma planta para qualquer tipo de espaço, basta pesquisar e se informar.

Dê espaço para elas crescerem

Outro tema importante é que às vezes compramos um suporte ou vaso lindo, mas que não suporta o crescimento daquele tipo específico de planta. Então, antes de comprar “mil e um”  acessórios, tenha ciência da capacidade de crescimento do tipo de planta que você quer comprar.

Regas, podas e troca de terra

As plantas exigem cuidados específicos. Logo, antes de comprar um tipo de planta para o seu jardim em casa, que necessite de muito ou pouco cuidado, tenha em mente que tipo de compromisso você quer com esse espaço.

Ou seja, se você não tem muito tempo, vive fora de casa e quase nunca consegue dedicar o seu tempo para cuidar do seu jardim, prefira plantas que você pode regar quinzenalmente, por exemplo.

Como já dissemos, há uma variedade incrível de plantas para você escolher. Sempre vai haver uma que se encaixa no seu espaço e na sua forma de cuidar do seu jardim. Só não deixe de ter as informações específicas sobre as exigências que cada planta possui para sobreviver.

Jardim em casa é possível

Dito tudo isso, você consegue perceber que você não precisa morar apenas numa casa para ter o seu próprio jardim, é possível construir e adaptar um espaço assim também no seu apartamento, seja em uma área externa como varandas, como interna.

Como proteger o meu jardim de casa?

Uma última dica, de ouro por sinal, que podemos te dar é que o seguro residencial pode te ajudar a cuidar do seu jardim em casa.

Você não leu errado, o seguro residencial é mais conhecido por proteções contra incêndios, roubos e furtos. Porém, também possui coberturas que podem ser contratadas de maneira adicional e que inclui especificamente danos ao jardim.

Isso significa que você poderá acionar a sua seguradora em caso de danos em árvores, gramados, arbustos, e também outros itens como vasos e estruturas. Vale uma conversa com a seguradora escolhida para entender quais bens você conseguirá proteger ao contratar essa cobertura, pois há variações a respeito dela no mercado.

Para contratar o seu seguro residencial com proteção para o seu jardim em casa, nós da Bidu podemos te ajudar. Faça uma cotação on-line gratuita e contrate a sua apólice em poucos cliques.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 11/07/2022

 

Deixe uma resposta